Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Barbosa, Guilherme Correa [UNESP]
Moreno, Vânia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This is a descriptive study aimed to report the building of a workshop for health professionals of an outpatient community clinic. As theoretical reference, the psychiatric reform and the singular therapeutic project were used; as well as the assumptions of the critical-historical pedagogy. It can be inferred that the meetings provided the participants a new view of their daily work in health service, as well as, to understand its difficulties and setbacks.
Este estudio descriptivo tuvo como objetivo relatar sobre la construcción de un taller para profesionales de la salud de una clínica comunitaria. Se utilizaron las dimensiones de la reforma psiquiátrica y de un proyecto terapéutico único como referencias teóricas como recurso pedagógico. Se utilizaron los supuestos de la pedagogía crítica histórica. Se puede inferir que los talleres ofrecieron a los participantes una nueva posibilidad para reconocer el trabajo diario desarrollado en un servicio de salud, así como sus dificultades y contratiempos.
Trata-se de um estudo descritivo onde se buscou relatar a construção de uma oficina para profissionais da saúde de um serviço ambulatorial de base territorial. Como referencial teórico, valeu-se das dimensões da reforma psiquiátrica e do projeto terapêutico singular, bem como utilizou-se dos pressupostos da pedagogia histórico-critica. Pode-se inferir que os encontros proporcionaram aos participantes uma nova possibilidade de reconhecer o trabalho realizado no cotidiano de um serviço de saúde com suas dificuldades e vicissitudes.

Descrição

Palavras-chave

Mental health, In service training, Health policy, Salud mental, Capacitación en servicio, Política de salud, Saúde mental, Capacitação em serviço, Política de saúde

Como citar

Revista Ciência em Extensão, v. 10, n. 1, p. 150-155, 2014.