A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

A iniciação à docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de construir-se professor. O subprojeto PIBID da FCAV-UNESP tem a “Prática de Ensino” como eixo articulador e se propõe a desenvolver a integração entre os licenciandos em Ciências Biológicas e os docentes de Ciências e Biologia da escola pública, potencializando a articulação Universidade/Escola na formação dos profissionais para a Educação Básica. O presente trabalho objetivou analisar a percepção que os licenciandos em Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID, possuem sobre o projeto, o cotidiano na escola e seu processo formativo, com vistas a fornecer elementos para se repensar a atuação do coordenador e estreitar os vínculos com a escola básica. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados narrativas livres escritas pelos dez licenciandos do curso de Ciências Biológicas participantes do grupo PIBID, iniciado em agosto de 2011. Os resultados indicam que os licenciandos, a partir da experiência no PIBID, refletem sobre sua prática cotidiana na escola parceira e analisam seu desempenho apontando as dificuldades encontradas, expressando inquietação, desejo de compreender melhor os processos de ensino aprendizagem e vontade de trabalhar para mudar o quadro da educação básica, contribuindo para busca de soluções aos problemas por eles identificados. Ao analisar o conjunto das vivências, foi possível perceber que, embora cada uma fosse única, em sua essência houveram semelhanças que auxiliaram o professor coordenador na construção de atividades e discussões capazes de fundamentar a reflexão sobre a prática pedagógica na busca de soluções para as dificuldades apresentadas.

Descrição

Palavras-chave

PIBID, Ensino de ciências e biologia, Formação docente

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 162-171