A formação de professores na universidade e nas escolas: o estágio como experiência deste processo
Abstract
O presente Relato de Experiência ocorreu no segundo semestre do ano de 2013 em uma escola pública do Estado de São Paulo. Era uma turma com 22 crianças de primeiro ano do Ensino Fundamental I. Nós, professora e estagiária, iniciamos o relato compartilhando as dificuldades iniciais que ambas enfrentamos pra estabelecer o contato e o trabalho de parceria. A estagiária relata sua dificuldade em encontrar uma escola que a permitisse fazer estágio. Já a professora da sala, conta sua dificuldade em aceitar essa aproximação, e a relação de sua recusa com a formação acadêmica apresentada pela estagiária. Num segundo momento, falamos sobre o modo que encontramos de desenvolver o trabalho em conjunto. Utilizamos enquanto dados das discussões, os seguintes registros: desenho das crianças, registro de algumas falas das crianças, Caderno de Registro da Estagiária (CRE) e Caderno de Registro da Professora (CRP). E, por fim, apresentamos os resultados da parceria entre a formação docente inicial e a formação docente continuada. Resultados esses obtidos, em forma de projetos temáticos, dentre os quais: aula-passeio, contação de história, experiências científicas, confecção de álbum das experiências, piquenique na escola, etc. Discutimos também sobre as aprendizagens ocorridas em relação a nossa formação profissional e as reflexões que as falas e desenhos das crianças permitiram-nos fazer sobre essa parceria entre professora e estagiária.
How to cite this document
Language
Collections
