Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros
Abstract
Este estudo de revisão de literatura teve por objetivo compreender a maneira pela qual o estágio de docência nos programas de pós-graduação brasileiro tem sido estudados. Para tanto, efetuou-se uma busca nas bases de dados SCIELO e no portal de periódicos da CAPES, utilizando as palavras–chave “Estágio docente” e “Estágio Docência”. Dos artigos encontrados, selecionamos para análise os 14 que tratavam desta atividade na pós-graduação. Buscamos sintetizar e sistematizar aspectos tais como objetivo, metodologia e resultados obtidos. De maneira geral, percebemos que o estágio de docência vem sendo interpretado na literatura como um dos contributos importantes na preparação dos pós-graduandos para a atuação como docentes no Ensino Superior. Destacamos ainda as indicações de necessidade de estruturação dessa atividade de maneira a garantir o acompanhamento constante do estagiário, o fornecimento de feedback por parte do professor orientador, e que haja uma preparação pedagógica prévia à entrada em sala de aula. Ressaltamos ainda o destaque dado na literatura ao estágio docência como possibilidade de aproximação entre teoria e prática e entre graduação e pós-graduação.
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