A importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental
Abstract
Este texto trata sobre a importância do texto literário clássico nos anos iniciais do ensino fundamental e na alfabetização, particularmente mediante a análise (em andamento) do material didático do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” - PNAIC, do governo federal, implementado na grande maioria das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país no ano de 2013. Os objetivos são: a) buscar inferências sobre o trabalho com textos clássicos de literatura infantil; b) identificar se há uma proposta explícita de trabalho com textos clássicos de literatura infantil. Como metodologia de pesquisa, procede-se à análise documental e de conteúdo dos cadernos de formação do PNAIC, utilizados no curso pelos professores alfabetizadores e a seleção de livros de literatura infantil enviados para as escolas de ensino fundamental por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2013 – Obras Complementares. A leitura do material possibilitou entender que o pouco número de obras clássicas se deve, muito, ao mercado editorial que não oferece reedições atualizadas das mesmas.
How to cite this document
Language
Collections
