A visão dos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/Unesp sobre a escola pública real e ideal

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Data

2014

Autores

Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Partimos do principio de que, atualmente, a escola representa espaço privilegiado para promover o exercício da cidadania, formando pessoas criticas que assumam seu lugar na sociedade como sujeitos históricos, capazes de compreender o mundo e escolher o modo de atuar sobre ele. Este texto visa apresentar e analisar o que os alunos matriculados no curso de Pedagogia PARFOR em quatro campi da UNESP, e que atuam nas escolas municipais da região pensam sobre a escola pública real e sobre aquela que gostariam de ter. Para tanto, aplicamos um questionário para 89 alunos distribuídos entre os campi da UNESP de Araraquara (20 sujeitos), Bauru (19 sujeitos), Marília (23 sujeitos) e Presidente Prudente (27 sujeitos). Para categorização e análise dos dados empíricos, recorremos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Constatamos uma perspectiva negativa dos sujeitos ao descrever a escola pública real em que atuam. Em contraposição, verificamos que a idéia de uma escola ideal é percebida pelos alunos exatamente como aquilo que falta a uma escola que temos na atualidade. As características apontadas sobre a escola ideal vão se apresentando, geralmente, como contrapontos a todos os aspectos que foram identificados como negativos. Dado preocupante e desafiador, tendo em vista que para alguns estudos, uma representação ou um significado negativo sobre a escola pode ter efeito deletério sobre o trabalho que se realiza pelo profissional na escola, e que, inversamente, uma representação positiva pode contribuir amplamente para a construção de uma escola de qualidade (ROSENTHAL, JACOBSON,1983). Em consequência, emerge a necessidade premente de ressignificar essas concepções negativas para agir sobre elas, se desejarmos realmente lutar por uma escola de mais qualidade para todos.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2008-2020