Educação física e esportes para alunos com deficiência visual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Brancatti, Paulo Roberto [UNESP]
Rosa, Camila Casemiro [UNESP]
Vales, Gustavo Pedro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Esse texto relata as aulas desenvolvidas pelo projeto que teve como objetivo incluir os alunos com deficiência visual às diversas possibilidades didáticas e metodológicas da educação física escolar e a partir disso, garantir o acesso às práticas desportivas escolares. A metodologia utilizada é de natureza pedagógica e contou com a participação de dois discentes do Curso de educação física da FCT/UNESP de Presidente Prudente subsidiados com bolsas do Núcleo de Ensino da Pró Reitoria de graduação da Universidade Estadual Paulista. Foram realizados dois encontros semanais na Escola e um encontro semanal para preparação das aulas junto com o Professor coordenador. O projeto atendeu seis alunos com deficiência visual com as seguintes atividades: exercícios que estimulam à coordenação psicomotora, o equilíbrio, a lateralidade, a independência em locomoção, a noção de espaço-tempo e a integração entre os alunos. Observa-se, no entanto, que durante a elaboração e a prática das atividades, encontraram-se algumas dificuldades na execução e no desenvolvimento devido às características próprias da deficiência visual, em relação ao encurtamento muscular e atitudes hipertônicas tornando os movimentos corporais limitados. Como resultados já alcançados, podemos relatar a melhoria do desenvolvimento dos aspectos citados acima, que compõem as capacidades motoras, emocionais, afetivas e interpessoais. Contudo, devido a grande necessidade da percepção tátil ser mais exigida, as ações da educação física resultam em respostas satisfatórias quanto ao seu envolvimento nas atividades propostas. E como conclusão preliminar, reafirmamos que nesse mundo atual, devemos considerar os corpos que nele habitam acompanhados de seus movimentos, expressões e sentimentos, um corpo que também vai à escola.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8450-8461