Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP]
Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP]
Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP]
Sena, Galeno José de [UNESP]
Reda, Marcos Humberto

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este trabalho relata o oferecimento de um curso de curta duração (34 horas) aos professores da rede pública que atuam nas escolas da região de Guaratinguetá – SP. O curso, presencial, foi realizado em seis encontros, aos sábados, entre 04 de agosto a 22 de setembro de 2012, nas dependências da UNESP – Campus de Guaratinguetá. O conteúdo do curso foi relacionado ao tema Energia e Meio Ambiente, sob o olhar da Química. Cada encontro contemplou uma apresentação teórica sobre o assunto abordado, propostas para a realização de atividades experimentais (enfatizando o uso de materiais de fácil aquisição e grau de periculosidade mínimo), realização dos experimentos por grupos de dois ou três professores-participantes e discussão das atividades realizadas. Além disso, os professores participantes utilizaram a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)” para desenvolvimento de um projeto de ensino junto a seus alunos, que foi apresentado no último encontro para o grupo de professores-participantes e docentes responsáveis pelo oferecimento do curso. O curso foi bem recebido pelos professores participantes e, mesmo com a diversidade na formação profissional (Química, Engenharia Química, Biologia, Ciências Biológica e Física-Licenciatura), observou-se um grande interesse dos participantes revelado pelos questionamentos sobre a teoria e a realização dos experimentos. Foi também uma oportunidade de aproximação entre educadores do Ensino Básico e a Universidade.

Descrição

Palavras-chave

Química, Ensino básico, Formação continuada

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4743-4752