A contação de histórias na formação do leitor

Imagem de Miniatura

Data

2015-09-25

Autores

Gonçalves, Natani Franco [UNESP]
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This text aims to present a reflection on the dialogy the story-telling for children under the Extension Project "Telling stories and tying points." The objective of by telling, expanding the repertoire of children reading and unveil them intertextuality between texts of different authors. For that, we turn to aesthetic elements of the reception, as this breaks the text notions as an object, player while passive recipient, and author as subject totalitarian act of creation and even enjoyment (ISER, 1999 and 1996; JAUSS, 1994). By this bias, literature, as an aesthetic product, only materializes in the interaction author-work audience.
Este texto tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca da dialogia na contação de histórias para crianças, no âmbito do Projeto de Extensão “Contando contos e amarrando pontos”. Para tanto, pretende-se relater o trabalho desenvolvido com a contação de histórias dos contos de fadas Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm (2005), e Chapeuzinho Amarelo, de Chico B. de Holanda (2003), bem como do conto “Tchau”, de obra homônima de Lygia Bojunga Nunes (2010). Objetivou-se, por meio da contação, ampliar o repertório de leitura das crianças e desvelar-lhes a intertextualidade entre textos de diferentes autores. Para tanto, recorremos a elementos de estética da recepção, pois esta rompe com as noções de texto enquanto objeto, de leitor enquanto receptor passivo, e de autor enquanto sujeito totalitário do ato de criação e até de fruição (ISER, 1999 e 1996; JAUSS, 1994). Por este viés, a literatura, enquanto produto estético, só se concretiza na interação autor-obra-público.

Descrição

Palavras-chave

Storytelling, Dialogy, Reading mediation, Contação de histórias, Dialogia, Mediação de leitura

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-3, 2015.