Cursinho pré-vestibular DACA: lidando com a escolha profissional dos alunos ingressantes no ano de 2015

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-09

Autores

Santos Neto, Otavio Marino dos [UNESP]
Barbosa, Ana Carolina Souza [UNESP]
Carvalho, Karina Andrade [UNESP]
Oliveira, Pedro Henrique Chaves de [UNESP]
Toscano, Mariela Fonseca [UNESP]
Soubhia, Ana Maria Pires [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Free pre-university course DACA is a university extension project linked to the Unesp whose mission is to assist people unable to afford a private prep school in the difficult task of joining public universities, in addition to enabling the professional addition to the participants (teachers, staff and coordination) that they are mostly students from Unesp. Through the selection process we selected 140. During the year in question, they will have the tools necessary to be approved in the public university entrance exams. Among these tools, we provide daily lessons, teaching materials, library collections, educational support and extracurricular activities that contribute to the human, cultural, political and scientific evolution of our students. The teaching staff consists of academics of Dentistry courses (FOA) and Veterinary Medicine (FMVA). In recent years the cram school has been highlighted by the success of their students in college entrance exams. In 2015, during the registration of the new students at the program, we used a questionnaire that aimed to conduct a survey of higher-level courses that the new students had as first choice. The results indicated an expressive choice of medical career, and a predilection for engineering courses, which is in line with the current needs of the labor market, and also showed significant interest in the careers of Dentistry and Veterinary Medicine, this fact happens because of the the existence of these courses in the campus of UNESP in Araçatuba. Obtaining this information, it provided us a better understanding about the concerns of our students, deismystifying some ideas we had about it. And also highlighted the need to continue to research and propose actions that help them at making this so important decision in the building of the society.
O curso pré-vestibular gratuito D.A.C.A é um projeto de extensão universitária vinculado à Unesp que possui como missão auxiliar pessoas sem condições de custear um cursinho particular na difícil tarefa de ingressar na universidade pública, além de possibilitar o acréscimo profissional para os participantes (professores, funcionários e coordenação) que são em sua maioria graduandos da Unesp. Por meio do processo seletivo selecionamos cento e quarenta estudantes que, durante o ano em questão, contarão com as ferramentas necessárias para a aprovação nos vestibulares de universidades públicas. Entre essas ferramentas, disponibilizamos aulas diárias, material didático, acervo bibliotecário, acompanhamento pedagógico e atividades extracurriculares que contribuem para a formação humana, cultural, política e científica de nossos alunos. A equipe de professores é formada por acadêmicos dos cursos de Odontologia (FOA) e de Medicina Veterinária (FMVA). Nos últimos anos o cursinho tem se destacado pelo êxito dos seus alunos nos vestibulares. Em 2015, durante a matrícula dos novos alunos, foi utilizado um questionário que tinha como objetivo realizar um levantamento dos cursos de nível superior que os estudantes ingressantes no projeto tinham como primeira escolha. Os resultados indicaram uma expressiva opção pela carreira de medicina, além de uma predileção pelos cursos da área de engenharia, o que vai de encontro com as atuais necessidades do mercado de trabalho, e também mostrou o expressivo interesse pelas carreiras de Odontologia e Medicina Veterinária, fato esse ligado a existência dos cursos nas faculdades do Campus de Araçatuba da Unesp. A obtenção dessas informações propiciou um maior conhecimento acerca dos anseios dos nossos alunos, desmistificando algumas ideias que tinham sobre o assunto. E, também, revelou a necessidade de continuarmos com a pesquisa, bem como propor ações que auxiliem nesta tomada de decisão tão importante na construção da sociedade.

Descrição

Palavras-chave

Entrance exams, Education, Vocational choice, Vestibular, Formação acadêmica, Escolha profissional

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.