Saberes docentes mobilizados nos contextos da formação em licenciatura em física e dos estudantes com e sem deficiência visual

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Data

2016-05-11

Autores

Camargo, Eder Pires de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This thesis is the result of the re-reading and reinterpretation process of the data recorded in two great complementary projects. Organized into three parts, aims to identify and analyze the teaching knowledge mobilized by undergraduates in physics in the planning processes and conducting educational activities in class that included the presence of blind and sighted students. The first part discusses the theoretical basis for inclusion, visual impairment and teaching knowledge, in addition to the investigative objectives and the research methodology. Part II presents the first set of knowledge teachers that emerged from the analysis of the physics teaching activities planning process. Part III addresses the second set of teaching knowledge resulting from driving these activities process. Relies on communication theoretical, defining context and language in terms of empirical and semantic-sensorial structures. The results indicate that the formation process to which the licensees were subjected contributed to changes in their teaching practices. Over the driving times and reflection of physical education activities for students with and without visual disabilities, undergraduates come to realize elements of the method, material and common physical content of such students. Thus, the results shown here indicate that the training efforts of undergraduates in physics aimed at inclusive practices should provide the future teaching conditions so that it goes beyond the one-dimensional approach to specificity, while recognizing it in a dialectical process of perception of diversity and generality among students with and without visual impairment. In other words, the teacher training should seek to build a teacher able to work with equality and difference are the students with and without visual impairment in physical education environments
A presente tese é resultado do processo de releitura e reinterpretação dos dados constituídos em dois grandes projetos complementares. Organizada em três partes, objetiva identificar e analisar os saberes docentes mobilizados por licenciandos em física nos processos de planejamento e condução de atividades de ensino em classe que contemplou a presença de estudantes cegos e videntes. A primeira parte aborda as bases teóricas sobre inclusão, deficiência visual e saberes docentes, além dos objetivos investigativos e a metodologia da pesquisa. A parte II apresenta o primeiro conjunto de saberes docentes que emergiu das análises do processo de planejamento de atividades de ensino de física. A parte III Aborda o segundo conjunto de saberes docentes, resultante do processo de condução dessas atividades. Apoia-se em referenciais da comunicação, definindo contexto e linguagem em termos das estruturas empírica e semântico-sensorial. Os resultados indicam que o processo formativo a que os licenciandos foram submetidos contribuiu para mudanças em suas práticas de ensino. No decorrer dos momentos de condução e reflexão de atividades de ensino de física para estudantes com e sem deficiência visual, os licenciandos passaram a perceber elementos do método, material e do conteúdo de física comuns entre tais estudantes. Assim, os resultados aqui indicados apontam que os esforços formativos de licenciandos em física visando práticas inclusivas devem proporcionar ao futuro docente, condições para que ele supere a abordagem unidimensional da especificidade, sem deixar de reconhecê-la, num processo dialético de percepção de diversidade e generalidade entre os estudantes com e sem deficiência visual. Dito de outro modo, a formação docente deve buscar a construção de um professor capaz de trabalhar com a igualdade e a diferença que constituem os discentes com e sem deficiência visual em ambientes de ensino de física

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Estudantes deficientes, Professores - Formação, Physics Study and teaching

Como citar

CAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes mobilizados nos contextos da formação em licenciatura em física e dos estudantes com e sem deficiência visual. 2016. 1 CD-ROM. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.