A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem

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Data

2011

Autores

Gomes Junior, Estevão Conceição [UNESP]
Bento, Ana Claudia [UNESP]
Andrade, Luiz Henrique de [UNESP]
Perusi, Maria Cristina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: As práticas de ensino em sua totalidade podem permitir uma difusão mais ampla do conhecimento em qualquer que seja a área de atuação. Nesse sentido, os materiais didáticos, quando utilizados adequadamente, surgem como um importante recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem, no caso específico, voltado para a educação em solos. Com essa finalidade, para subsidiar conteúdos pertinentes à classificação e fatores de formação dos solos, ressaltando suas peculiaridades e correlacionando-as com as práticas de conservação, propuseram-se a elaboração de um jogo, dentro dos moldes do Super Trunfo, o Super Solos, que faz parte do acervo de materiais didáticos do projeto de extensão universitária COLÓIDE.  Um dos quatro quesitos de cada carta do Super Solos é o ''potencial erosivo'', identificado como baixo, médio, alto e muito alto, instigando os usuários quanto ao por que dessa classificação e como se manifestam na paisagem cada uma dessas características. Objetivos: Produzir material didático interativo que permita com que os usuários, de forma lúdica, identifiquem diferentes classes de solos a partir de suas características físicas, químicas, bióticas, vulnerabilidades e potencialidades; popularizar a educação em solos; pesquisar em livros didáticos de que forma são trabalhados os conteúdos ao tema. Métodos: Para elaboração do jogo, demandou-se intensa pesquisa bibliográfica como no Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2007). Os quatro quesitos abordados em cada carta do Super Solos são: espessura do perfil, ocupação no Brasil, ocupação na Região Sudeste e potencial erosivo. As cartas, total de 44, vêm com o perfil de solo de interesse e as respectivas informações. A impressão é colorida e o material foi plastificado para garantir sua durabilidade. Foi feita uma pesquisa no apostilado do Sistema Ético com a finalidade de identificar e avaliar o conteúdo pertinente à Pedologia. O jogo foi utilizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto de Ensino Sant'Anna. Resultados: A partir da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio, percebeu-se um notável interesse por parte dos mesmos em compreender os conceitos pedológicos, pouco expressivos nos livros didáticos. Desta forma, o uso do jogo permitiu com que educação em solos e a conseqüente aprendizagem se tornasse significativa.

Descrição

Palavras-chave

Biológicas, Meio ambiente

Como citar

Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 46, 2011.