Preserve o planeta terra reciclando: reconstruindo idéias sobre o meio ambiente com crianças de 8 a 11 anos
Author
Date
2005Type

View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
O consumismo exacerbado, produzido pela industrialização nas últimas décadas, tem causado um crescente aumento de resíduos sólidos em todo o mundo. Este problema gera outros, tais como: esgotamento da capacidade de suporte dos lixões ou aterros, condições sub-humanas de trabalho (acarretando em danos à saúde dos catadores dos lixões) e diminuição da qualidade de vida da população em geral. Uma das maneiras de solucionar esta questão é mediante a conscientização das comunidades. Neste projeto enfocou-se as crianças, que são despertadas a agirem como agentes transformadores de opinião, levando os novos conhecimentos para suas famílias. As mudanças ocorridas pelo processo de aprendizagem, se bem trabalhadas pelos educadores, deverão ser permanentes. Com vista à formação de gestores ambientais mirins, iniciou-se um trabalho de educação ambiental com crianças de uma escola municipal de ensino fundamental, localizada em um bairro carente da periferia da cidade de Rio Claro. Além da consciência ecológica também é objetivo deste projeto trabalhar com as crianças a tolerância e a compreensão das diferenças e barreiras existentes entre os indivíduos. As aulas são semanais e ministradas em uma hora e meia, iniciando-se com uma atividade física musical seguida de uma dinâmica, na qual é utilizado um dado com frases incentivadoras de atitudes cooperativistas, logo após há uma parte elaborada semanalmente que engloba discussões sobre meio ambiente, trabalhos em grupo, atividades artísticas e audiovisuais, levando as crianças a vivenciar experiências transformadoras de conhecimentos. As aulas são desenvolvidas de maneira a buscar abordagens distintas daquelas encontradas na maioria das escolas. Além disso, as atividades visam direcionar os participantes a atingirem sua autonomia, estimulando suas decisões sobre a continuidade e o resultado das tarefas a eles apresentadas. As atividades desenvolvidas pelo projeto são realizadas nos horários inversos ao do período escolar trabalhando com dois grupos de alunos nos períodos matinal e vespertino, correspondendo assim a uma atividade extracurricular para as crianças. Os trabalhos ocorrem em uma biblioteca comunitária externa a área da escola. As crianças após participarem do projeto demonstram maior cuidado com o meio em que habitam, pois questionam sobre os materiais existentes nos terrenos baldios, além de apresentarem curiosidade sobre a composição dos produtos industrializados que eles utilizam em sua rotina. Outro fator comprovado na aprendizagem foi à alteração do comportamento, antes agressivo, indisciplinado ou apático, tornando-se mais atento, carinhoso, confiante e participativo.
How to cite this document
Language
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2009
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Gazola, Rodrigo José Cristiano
; Mazotti, Adriano César
; Molero, Camila Schimite
; Mendes, Carolina Borghi
; Mello, Denise Fernandes de
; Marques, Emilia de Mendonça Rosa
; Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
; Silva, José Humberto Dias da
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2008
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Pontes, Sueli Rodrigues
; Almeida, Djanira Soares de Oliveira e
; Godoy, Kathya Maria Ayres de
; Rosa, Claudia de Souza
; Nunes, Julianus Araújo
; Salvador, Sérgio Azevedo
; David, Célia Maria
; Vilche Peña, Angel Fidel
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar
Pinho, Sheila Zambello de; Spazziani, Maria de Lourdes
; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima
; Rubo, Elisabete Aparecida Andrello
; Villarreal, Dalva Maria de Oliveira
; Duarte, Camila
; Okamoto, Mary Yoko
; Souza, Thais R.
; Garms, Gilza Maria Zauhy
; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2012) [Livro]