Efeito da temperatura de cultivo na fisiologia da digestão e metabolismo do pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg,1887)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1998-07-06

Autores

Dias, Teresa Cristina Ribeiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho teve como por objetivo avaliar os efeitos da temperatura de cultivo na ingestão de alimentos pelo pacu (Piaractus mesopotamicus), de forma a caracterizar o comportamento alimentar através das observações de tempo de retorno do apetite, tempo de saciação, tempo de trânsito do alimento, tempo de esvaziamento gástrico (índice de repleção), bem como parâmetros metabólicos. Foram utilizados 96 juvenis de pacu com peso aproximado de 160g, alojados em aquários de 150 litros com fluxo de água contínuo. Utilizou-se uma ração extrusada comercial, contendo 25% de proteína bruta e as temperaturas de cultivo analisadas foram 23 e 27°C. Os delineamentos experimentais utilizados foram em blocos casualizados ou inteiramente casualizado, de acordo com as características de cada ensaio. Para a determinação das variáveis metabólicas, quatro peixes eram capturados após os diferentes tempos de jejum e anestesiados com MS222. O sangue heparinizado era coletado por punção da veia caudal. A seguir, os animais eram pesados, medidos e abertos ventralmente para retirada do fígado, onde se determinaram os níveis de glicogênio e lipídeo. Observou-se que os peixes alimentavam-se melhor e mais avidamente à tarde (6,53 e 3,97g para o período da tarde e manhã, respectivamente), embora o tempo para a ingestão da ração tenha sido semelhante ao gasto no período da manhã, 8,18 e 7,84min (para os períodos da manhã e tarde, respectivamente). O consumo diário de ração foi influenciado pela temperatura, proporcionando índices de ingestão de 2,29 e 2,97% do peso vivo dos peixes ao dia para as temperaturas 23 e 27ºC, respectivamente. As duas temperaturas estudadas proporcionaram o mesmo TRA (Tempo de retorno do apetite) dos peixes (10,43g) com maior valor de consumo de alimento registrado com jejum de 11:00h. Os valores de TTG (tempo de trânsito gastrointestinal) foram...

Descrição

Palavras-chave

Peixe - Criação, Peixe - Alimentos, Pacu (Peixe), Temperatura, Metabolismo, Animals Food

Como citar

DIAS, Teresa Cristina Ribeiro. Efeito da temperatura de cultivo na fisiologia da digestão e metabolismo do pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg,1887). 1998.. 77f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Centro de Aquicultura, 1998..