Atividades educativas e culturais: promovendo integração e cuidado da equipe de saúde

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Data

2013

Autores

Braga, Eliana Mara [UNESP]
Caldeira, Sílvia Maria [UNESP]
Spagnuollo, Regina Stella [UNESP]
Ávilla, Marla Andreia Garcia de [UNESP]
Fusco, Suzimar Benato [UNESP]
Domingos, Thiago da Silva [UNESP]
Gondim, Ana Claudia [UNESP]
Santos, Esther Silva [UNESP]
Jacintho, Jéssica [UNESP]
Marques, Regina Sacomani [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Projeto de extensão que organiza atividades educativas e culturais como musicoterapia; exibição de filmes; discussões em grupo; práticas complementares e alternativas em saúde, como Terapia Floral, Aromaterapia e Meditação; para contribuir com o bem-estar, autoconhecimento e qualidade de vida docente, discente, equipe de saúde e comunidade com a finalidade principal de "cuidar de quem cuida". Objetivo: relatar a experiência de um grupo que planeja e operacionaliza atividades educativas e culturais para: estimular a busca pela qualidade de vida da equipe de saúde, integrar docentes, discentes, equipe de saúde e comunidade, articular teoria e prática para a melhoria das relações interpessoais e um conviver saudável. Relato da experiência: As atividades deste projeto de extensão acontecem desde o ano de 2009 e seu início foi motivado pela necessidade de inserção dos alunos da graduação em projetos extensionistas, sendo assim, as primeiras experiências se deram em vivências com a equipe cirúrgica, visto que os docentes evolvidos ministravam a Disciplina de Enfermagem em Centro Cirúrgico naquela ocasião. A proposta das atividades educativas e culturais envolviam toda a equipe cirúrgica, mas a participação efetiva foi, principalmente, da equipe de enfermagem, o que resultou em publicação científica (1). As experiências subsequentes, mostram, a partir das avaliações do grupo, a ampliação destas atividades para toda a equipe de saúde da unidade com programação planejada e atualizada envolvendo atividades grupais com Aromaterapia, Massagem facial relaxante; Cultura e arte por meio da música e exibição de filmes; Comer saudável e Terapia Floral, como fonte de autoconhecimento, todas incluindo discussões em grupo e desenvolvimento de pesquisas com a equipe de coordenação, ou seja, docentes, discentes de graduação e pós-graduação e servidores técnico-administrativos. Considerações finais: Acreditamos que o cuidado em saúde sofre mudanças crescentes e globais, o que torna necessária a busca de alternativas saudáveis para os indivíduos que cuidam de outros seres humanos. A experiência com a organização e execução de atividades educativas e culturais no ambiente de trabalho nos proporciona o relaxamento e a tranquilidade necessária para compreender o processo das relações interpessoais e buscar a competência na comunicação(2), elementos imprescindíveis para o autoconhecimento e melhora no cuidado dos indivíduos, possibilitando ampliar e compartilhar o conhecimento a partir das situações vividas.

Descrição

Palavras-chave

Equipe de assistência ao paciente, Qualidade de vida

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09028