Show simple item record

dc.contributor.authorFerreira, Ilsa Kawall Leal [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-18T15:22:16Z
dc.date.available2017-01-18T15:22:16Z
dc.date.issued2001
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho18.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148071
dc.description.abstractNo estudo e análise da obra de arte, através dos séculos, podemos identificar algumas formas de expressão que são recorrentes: o realismo, o expressionismo, o surrealismo, o construtivismo. Sem nos referimos a algumas outras cujo grau de parentesco estético é bastante próximo às primeiras, e que por esta razão, deixam neste projeto se serem citadas, por já estarem desta forma nele incluídas. Trata-se portanto de saber, através de trabalhos diversificados (desenhos, pinturas, colagens, montagens, composições interdisciplinares, movimentos corporais, sons e ruídos) se as crianças de idade em torno dos 8 a 10, 11 anos de idade, já evidenciam (mesmo em forma apenas de indicações), algum tipo de tendência de criação artística, que conduza essa criação preferencialmente mais para uma destas modalidades de expressão citada, ou seja, se a maneira de se expressarem, é ainda indiferenciada, de forma a ser englobada na categoria de arte infantil. Este experimento está sendo desenvolvido durante aproximadamente 20 semanas o que resultará provavelmente em 15 trabalhos de cada criança. Deve-se notar que o término de um trabalho não se dá, via de regra, em um dia de aula. A experiência está inserida na atividade do Centro Educacional "Dom Orione", pertencente à Igreja de nossa Senhora de Achiropita, localizada no bairro do Bixiga, uma região próxima ao centro velho da cidade, que apresenta uma concentração de restaurantes italianos. Esse centro educacional, de atuação do tipo de uma ONG, oferece aos alunos do bairro, de manhã e à tarde, uma programação que objetiva complementar o ensino da escola pública a crianças de baixo poder aquisitivo. A implementação tem sido facilitada pelos coordenadores do centro educacional, que evidenciam assim, um amplo conhecimento das possibilidades que um projeto de extensão como esse do Instituto de Artes, está oferecendo. Dessa forma, temos encontrado condições favoráveis para o desenvolvimento da programação. O Centro Dom Orione possui salas apropriadas, e fornece o material necessário para as aulas. Apenas temos a constatar que o número de crianças que podemos atender é muito pequeno, uma das razões sendo que atividades com Artes requerem espaços grandes. Alguma dificuldade que está sendo cuidada, refere-se principalmente quanto à capacidade de atenção e concentração da parte das crianças. A medida que vão gradativamente se sentido seguras no seu trabalho, sua atitude modifica-se bastante, demonstrando um interesse crescente nele. Para isso, além do envolvimento que as atividades em Artes propiciam, o conhecimento que desenvolvem é bastante gratificante, para elas e para nós também. Os resultados obtidos podem atuar verdadeiramente na atuação posterior desses alunos quanto à sua escolha profissional, que será enriquecida por esse desenvolvimento com o aprendizado em Artes. Sua visão de mundo será ampliada, e sua atuação como cidadão naturalmente enriquecida pelo acréscimo do conhecimento que acrescentou à sua formação. A Universidade, atuando também na formação de indivíduos mais carentes, cumpre de maneira bem mais ampla, seus propósitos e realizações educacionais, atendendo assim às necessidades da sociedade como um todo.pt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.sourcePROEX
dc.titleProjeto Achiropitapt
dc.typeResumo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São Paulo
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São Paulo
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.departmentArtes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação - IApt
Localize o texto completo

Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record