Programa de educação para pacientes diabéticos e adolescentes: atuação de uma equipe multidisciplinar

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Data

2003

Autores

Barros, C. A. P. [UNESP]
Mekitarian Filho, Eduardo [UNESP]
Haddad, Adriana Lúcia Mendes [UNESP]
Olbrich, Sandra Regina Leite Rosa [UNESP]
Zambolini, Eliane Cristina [UNESP]
Cavichiolli, Vinicius [UNESP]
Colenci, Bibiana Prada de Camargo [UNESP]
Montanari, Rosane Carla [UNESP]
Pigoli, Daniela Regina [UNESP]
Nogueira, Celia Regina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O diabetes mellitus atinge um grande número de pessoas de qualquer condição social e o mau controle da doença ocasiona o aparecimento precoce de complicações crônicas e leva ao aumento do índice da morbimortalidade. Objetivos: Este estudo objetivou analisar a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar na educação, compensação clínica e qualidade de vida de um grupo de pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 1 e acompanhados no Ambulatório da Faculdade de Medicina da UNESP – Botucatu. Métodos: A atuação de uma equipe multidisciplinar sobre 9 diabéticos tipo 1 foi analisada através de três períodos: A) controle – 9 meses sob tratamento individual de forma ortodoxa; B) primeiros 6 meses de atuação da equipe e C) 12 meses subseqüentes. Foram avaliados os seguintes parâmetros – média das glicemias, médias das glicosúrias, quantidade e maneira de utilização da insulina e índice de massa corpórea (peso/altura2). Resultados: A idade variou de 14 a 21 anos, com tempo de evolução da doença de 19 a 156 meses, sendo 5 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Verificamos que houve diminuição dos parâmetros da glicemia e da glicosúria em todos os pacientes, sendo significativa em alguns deles quando comparados o período C com o A e com o B. Todos os pacientes passaram a receber insulina humana NPH e, no período C, acoplou-se a insulina regular, sendo que muitos pacientes aderiram à múltiplas aplicações e auto-monitoramento. Houve, também, discreto aumento do índice de massa corpórea em todos os pacientes nos períodos B e C. Verificou-se sensível melhora das inter-relações familiares, assim como o desenvolvimento cultural e psico-social, principalmente naqueles que mais aderiram ao grupo e nos quais os parâmetros analisados foram estatisticamente significativos.

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