Conselhos municipais de saúde: problema ou solução

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Data

2003

Autores

Baldoni, Carolina Negrão [UNESP]
Morita, Ione [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O projeto coloca lado a lado a demanda sentida pelos atuais conselheiros de saúde (de necessidade de informação) e a proposta da Lei de Diretrizes Curriculares que visa a formação de um médico de visão mais ampla sobre o processo saúde-doença e não apenas com formação hospitalocêntrica. Atualmente existe a demanda do PROMED - Projeto para as Faculdades de Medicina, financiado pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo a inserção do estudante no nível primário do SUS, ao qual este trabalho de extensão adequa-se, no sentido de propiciar o contato dos estudantes com as necessidades sociais, ao participarem de conselhos de saúde. No espaço do Conselho Municipal, os dois grupos interagem e podem produzir uma atuação efetiva das suas pretensões. Tanto em relação à discente quanto aos conselheiros, esse contato possibilita o desenvolvimento do controle social pretendido pelo SUS. Ressaltamos que este contato entre futuros profissionais da saúde e lideranças populares favorece a aproximação de diferentes saberes, e sua valorização, desenvolvendo o respeito mutuo entre grupos sociais diferentes. Objetivos: Objetivo Geral: integrar conselheiros de saúde e estudantes de medicina numa responsabilização pela gestão da saúde. Objetivo especifico: construção de boletins informativos que atendam as demandas sentidas, produção de pôster ou cartaz, se for o caso, para algum tipo de conhecimento específico. Métodos: Participação em reuniões do conselho municipal de saúde, participação em oficina de capacitação de conselheiros, realização de material de divulgação para conselheiros e população em geral. Resultados:Até o momento está sendo produzido um material de esclarecimento sobre os Conselhos de Unidades de Saúde. Além disso houve a participação na Oficina do Promed com Ministério da Saúde e a Faculdade de Medicina de Botucatu para a inserção do aluno no nível primário de atenção.

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