Educação ambiental na Praça Isabel Arruda: uma metodologia de ensino aplicada à sexta série

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Data

2003

Autores

Moreira, Inara Regiane [UNESP]
Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O ensino de Ciências vem evoluindo relacionando-se aos acontecimentos históricos, o que se reflete diretamente nas salas de aula, onde professores variam métodos e meios de ensino conforme interesses políticos. O uso de atividades práticas tem se mostrado eficiente no ensino de Ciências, ajudando a tornar a aprendizagem significativa. A Educação Ambiental, abordada na disciplina de Ciências do ensino fundamental, tem sido vista como um meio de busca da melhoria da qualidade de vida. Para isso, necessita tocar os alunos, proporcionando-lhes uma mudança de valores e atitudes perante o meio ambiente. A interdisciplinaridade na E.A. sempre foi um consenso em encontros mundiais que discutiram este tema como nos documentos orientadores da disciplina de Ciências. Objetivos: Utilizar as praças públicas como locais para a aplicação de metodologias em E.A., pois nelas pode-se abordar o tema interdisciplinarmente (envolvendo aspectos históricos, culturais, naturais, políticos), nelas os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos, além de despertar sentimentos de preservação e cuidado com o patrimônio histórico. Métodos: Foram realizadas atividades de percepção e observação no ambiente escolar e na praça, a fim de despertar a capacidade dos alunos, para perceber melhor o ambiente. Para realização das atividades, os alunos percorreram o ambiente escolar e a praça, observando, identificando elementos e notando diferenças. Foi ministrada uma aula sobre a história, objetivando despertar interesse nos alunos, envolvendo-os no processo de aprendizagem. Resultados: Os dados obtidos nas atividades realizadas pelos alunos foram analisados quantitativa (quantificação e interpretação dos dados) e qualitativamente (interpretação e atribuição de significados pelos alunos aos conhecimentos adquiridos). Os resultados mostraram que os alunos ampliaram suas informações com respeito ao tema trabalhado. O uso da praça mostrou-se adequado à abordagem interdisciplinar da E.A., possibilitando a identificação de problemas e soluções para aquele ambiente e para o ambiente escolar.

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