Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003

Autores

Giannocoro, Renata Lopes [UNESP]
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O ensino de Ciências tem como objetivo proporcionar aos alunos visão crítica e objetiva do mundo que vivem, valorizando conhecimentos adquiridos pelas experiências pessoais e sociais. Desta forma, a ação crítica e cooperativa dos alunos na construção do conhecimento pode tornar o conhecimento de Ciências um instrumento de desenvolvimento pleno dos sujeitos. Para tanto deve-se evitar a concepção da Ciência como inquestionável, pronta e acabada. Há necessidade, então, de elaborar formas pelas quais os estudantes possam desenvolver significativamente conhecimentos, a partir de suas próprias elaborações. Embora a educação ambiental não se esgote no ensino de Ciências, o sub-projeto desenvolvido integrou-se ao Projeto de Educação Ambiental na Comunidade e tratou do conteúdo de comportamento animal, não de forma mecânica e vazia, como na pedagogia tradicional, mas de forma dinâmica e carregada de significado. Objetivos: partir dos conhecimentos dos alunos-sujeitos na perspectiva da ampliação desses conhecimentos; desenvolver formas alternativas de ensino sobre comportamento animal; sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação das espécies animais; criar oportunidades de integração do grupo de alunos pelo envolvimento em projetos alternativos na escola. Métodos: Este projeto desenvolveu-se segundo a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, que tem como principal característica a transformação dos sujeitos-alvos da pesquisa em parceiros participantes. O trabalho realizou-se com oito crianças de 5ª série da Escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos, no ano de 2001, num total de 36 encontros num período de seis meses. As atividades desenvolvidas foram: rodas de histórias, estudos de textos, leitura de livros infantis, apresentação de vídeo, pesquisa na biblioteca da escola, jogos dramáticos, montagem de figurino e cenário para uma peça de teatro. Todas essas atividades partiram dos conhecimentos que as crianças já tinham sobre algumas espécies animais para correção e/ou ampliação dos mesmos, criando oportunidades de aprendizagem significativa. Resultados: observou-se maior interesse das crianças sobre o conteúdo de Ciências; grande curiosidade sobre o mundo que os cerca; expressão de visão crítica sobre as coisas; ampliação da intensidade e espontaneidade no relacionamento das crianças no grupo contribuindo para a realização de trabalhos coletivos; e expressivo desenvolvimento de mecanismos individuais e coletivos para troca de informações. Com relação a contribuição do Projeto na formação inicial como professora de Biologia, o principal resultado foi a experimentação de metodologia de ensino inovadora garantindo partir do conhecimento dos alunos sobre comportamento animal e proporcionar-lhes oportunidades para que esses fossem incluídos significativamente em sua estrutura cognitiva.

Descrição

Palavras-chave

Como citar