Perfil do aluno trabalhador de um curso noturno de odontologia

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Data

2014-08-26

Autores

Oliveira, Amanda [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Until a few years ago the student worker had no access to university. Furthermore, the young who was studying not need to work. This was related to the context of the emergence of public universities that answered basically to the children of the elite. To prepare adequately for the future and to occupy highlight positions the adolescents were spared from work. Were rare cases of children of families without material resources who could join higher education courses. The class division of society was reproduced in the training of adolescents of different groups: students and workers. With industrialization and urbanization in big cities there was an increase in the average social layers, which also caused a change in the institutions of higher education. Unesp expanded student access to the university and there was an increase in demand for a greater number of vacancies, with the entry of an increasingly less homogeneous group than the one before. Efforts to increase access to higher education are also related to the creation of night courses in public universities that would aim, in theory, to meet the student that working during the day. The purpose of this study was to establish worker student profile of evening classes of Dental School of Dentistry, Araçatuba, UNESP
No Brasil, até alguns anos atrás o jovem que trabalhava era aquele que não tinha acesso à universidade e o que estudava era o que não precisava trabalhar. Esta situação estava relacionada com o contexto de surgimento das universidades públicas, que acolhiam os filhos da elite com o objetivo de prepará-los para no futuro ocuparem cargos de destaques nas áreas político-administrativa da sociedade. Os filhos das classes menos abastadas raramente conseguiam ingressar em cursos superiores. Essa divisão de classes da sociedade se reproduzia na formação de dois grupos distintos de adolescentes: os universitários e os trabalhadores. Com a industrialização e urbanização das grandes cidades observou-se o aumento nas camadas sociais médias, o que também causou uma transformação nas próprias instituições de ensino superior. A própria Unesp reflete essas mudanças: sua criação em unidades distribuídas pelo estado de São Paulo ampliou o acesso de estudantes à universidade e houve um aumento na demanda por um maior número de vagas, com a entrada de um grupo cada vez menos homogêneo que o de antes. Esforços de ampliação do acesso ao Ensino Superior estão também relacionados à criação de cursos noturnos em universidades públicas cujo foco principal é o atendimento do aluno das camadas populares que trabalha durante o dia. O propósito deste trabalho foi estabelecer o perfil do aluno trabalhador e não/trabalhador do curso Noturno de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Unesp

Descrição

Palavras-chave

Educação em Odontologia, Trabalho, Baixo rendimento escolar, Estudantes, Education, Dental

Como citar

OLIVEIRA, Amanda. Perfil do aluno trabalhador de um curso noturno de odontologia. 2014. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2014.