Análise das perdas e bem-estar animal no transporte de frangos de corte: comparação entre um frigorífico brasileiro e um inglês

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Data

2017-06-29

Autores

Bailone, Ricardo Lacava [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Apesar da elevada tecnificação dos frigoríficos, ainda são constatados prejuízos no rendimento e qualidade do produto final decorrentes de falhas durante o transporte de frangos de corte. Objetivou-se neste estudo avaliar perdas provenientes durante o transporte de frangos entre um frigorífico brasileiro e um inglês, através da mensuração da mortalidade de chegada e contusões parciais correlacionando-as com diferentes distâncias granja-abatedouro, assim como com a sazonalidade. Para avaliar o estresse dos animais, foram mensurados níveis de corticosterona relacionados com as diferentes distâncias. Dados de mortalidades de chegada brasileiros foram mais de 600% superiores quando comparados aos ingleses. Durante o verão, observaram-se maiores índices de mortalidade no estabelecimento brasileiro, enquanto o mesmo foi observado durante o inverno no estabelecimento inglês. No Brasil, a mortalidade de chegada foi influenciada pela distância granja-abatedouro no verão, enquanto no estabelecimento inglês foi mais proeminente nas maiores distâncias durante o inverno. Na Inglaterra, contusões parciais permaneceram constantes, independente das distâncias granjaabatedouro, por outro lado, quando avaliada a sazonalidade, as contusões foram superiores no inverno. Taxas de contusões parciais brasileiras foram mais de 1700% superiores quando comparadas às inglesas, e na distância longa foram observados os maiores índices de contusões. Avaliando-se níveis de corticosterona, dados brasileiros e ingleses demostraram que animais transportados a curta distância apresentaram-se mais estressados no momento do abate do que aqueles transportados a longas distâncias. Níveis de corticosterona das aves no estabelecimento brasileiro foram superiores quando comparados aos do estabelecimento inglês. Índices de bem-estar animal avaliados no frigorífico brasileiro foram inferiores aos ingleses.
Despite the high technology of slaughterhouses, significant losses in yield and quality of the final product due to failures during transport of broilers are still observed. The aim of this study was to compare consequences of pre-slaughter transport of broilers to a Brazilian and a British slaughterhouse. Percentages of birds’ dead on arrival (DOA) and injuries were measured in post-mortem inspection and blood samples were taken for measurement of corticosterone. Birds were transported over three different distances, during two different seasons. Brazilian DOA rates were more than 600% higher than in the UK. Mortality rates in Brazil were higher in summer, while in Britain they were higher during winter. In Brazil, DOA was influenced by the farm-slaughterhouse distance in the warmer months, while in the UK rates were higher over longer distances during the colder months. In Britain, injury rates remained constant, independent of the farm-slaughterhouse distance but were higher during winter. In Brazil, there were also more injuries in winter than summer and more injuries during short and long distance transport than medium distance. In Brazil, injury rates were more than 1700% higher than in Britain. Both Brazilian and British corticosterone data showed that birds transported for short distances were more stressed at the time of slaughter than those transported for long distances. Brazilian corticosterone levels were significantly higher than British, again indicating that Brazilian birds had poorer outcomes of pre-slaughter transport than those in the UK. Welfare of broilers during transport to Brazilian slaughterhouse was much poorer than their UK counterparts.

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Palavras-chave

Carcaça, Contusões, Corticosterona, Mortalidade, Pré-abate, Qualidade, Carcass, Corticosterone, Injuries, Mortality, Pre-slaughter, Quality

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