Contribuições da educação escolar para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual de estudantes do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-05-23

Autores

Oliveira, Vinicius dos Santos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa de Mestrado em Educação tem como objetivo geral analisar a importância dos conhecimentos científicos e respectivos conceitos para o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental. A presente dissertação é composta por três capítulos de cunho teórico em que discute o processo de desenvolvimento humano e do seu psiquismo; o processo de desenvolvimento do pensamento; e o papel da educação escolar no processo de despendimento do pensamento conceitual. E por dois capítulos dedicados ao momento de coleta e análise de dados. Por fim é feita uma análise e discussão dos dados a partir da teoria. Esta pesquisa se embasa nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria histórico-cultural, bem como da pedagogia histórico-crítica, ambas enraizadas no método materialista histórico dialético. Para a coleta de dados foram realizadas observações em sala de aula, leituras do livro didático de Língua Portuguesa utilizado em sala de aula e dezesseis encontros de intervenção com vistas a verificar a apropriação por parte dos alunos, dos conceitos veiculados em aula. Alguns resultados demonstraram que os participantes da pesquisa encontram-se, de fato, na etapa de pensamento por complexos, corroborando os pressupostos de Vygotski; e também foi discutida a problemática da transmissão e socialização dos conceitos em sala de aula e por meio do livro didático.
This Master's Degree in Education research has the general objective of analyzing the importance of scientific knowledge and its concepts for the development process of conceptual thinking in Portuguese language classes in elementary education. The present dissertation is composed of three theoretical chapters in which it discusses the process of human development and its psychism; The process of development of thought; And the role of school education in the process of dispensing conceptual thinking. And by two chapters dedicated to the moment of data collection and analysis. Finally an analysis and discussion of the data is made from the theory. This research is based on the theoretical and methodological assumptions of historical-cultural theory, as well as historical-critical pedagogy, both rooted in the dialectical historical materialist method. Data were collected in the classroom, readings of the Portuguese language textbook used in the classroom and sixteen intervention meetings to verify the appropriation by the students of the concepts conveyed in class. Some results have shown that the research participants are, in fact, in the stage of complex thinking, corroborating Vygotsky's assumptions; And the problem of the transmission and socialization of concepts in the classroom and through the didactic book was also discussed.

Descrição

Palavras-chave

Pensamento conceitual, Teoria histórico-cultural, Pedagogia histórico-crítica, Conceptual thinking, Historical-cultural theory, Historical-critical pedagogy

Como citar