Sexualidade, educação sexual e gênero: uma análise destas temáticas nas produções de um programa de pós-graduação em educação sexual

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Data

2018-02-28

Autores

Argenti, Paula Camila [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando a sexualidade uma construção histórica, social e cultural buscamos mostrar primeiramente como ela é construída levando em consideração que a esta é inseparável ao desenvolvimento humano. A sexualidade está em nossas vidas desde o dia em que nascemos e nos acompanha até a nossa morte. Somos educados por meio de concepções construídas culturalmente que são reproduzidas em espaços sociais como na igreja, na família, na escola, entre outros que influenciam o indivíduo enquanto ser em constante formação. Destacamos a escola como espaço social essencial para construir um processo de ensino aprendizagem sobre conhecimentos ligados a sexualidade que leve a uma Educação Sexual pautada na diversidade. Diante do exposto, esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como objetivo verificar como a Sexualidade, a Educação Sexual e a relação de gênero são apresentadas nas produções científicas da Pós-Graduação em Educação Sexual na UNESP de Araraquara. Considerando que este programa produz conhecimentos científicos relevantes para todos os envolvidos na educação formal ou informal, por ser o primeiro no Brasil a proporcionar a especificidade de pesquisas voltadas também a Educação Sexual. Os resultados da análise das dissertações selecionadas nesta pesquisa nos possibilitaram enxergar que os pontos que se sobressaem são às análises das concepções de educadores acerca das temáticas de Sexualidade, Educação Sexual e Gênero e a constatação das lacunas presentes na formação docente inicial e continuada. Verificamos também que são poucos os estudos que apresentam, para além do mapeamento de concepções de educadores, algumas possibilidades de estratégias e ações de intervenção no universo investigado. Em suma, concluímos que o presente estudo constata a expressiva contribuição das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual no tocante à educação sexual e a formação de professores nos diferentes níveis de ensino.
Considering sexuality a historical, social and cultural construction we seek to show first how it is constructed taking into account that it is inseparable from human development. Sexuality is in our lives from the day we are born and accompanies us to our death. We are educated through culturally constructed conceptions that are reproduced in social spaces such as church, family, school, among others that influence the individual while being in constant formation. We emphasize the school as an essential social space to build a process of teaching learning about knowledge linked to sexuality that leads to sexual education based on diversity. In view of the above, this bibliographic research aims to verify how Sexuality, Sexual Education and gender relations are presented in the scientific productions of the Post-Graduation in Sexual Education at UNESP in Araraquara. Considering that this program produces scientific knowledge relevant to all those involved in formal or informal education, because it is the first in Brazil to provide the specificity of research focused on Sexual Education. The results of the analysis of the selected dissertations in this research allowed us to see that the salient points are the analyzes of educators' conceptions about the themes of Sexuality, Sex Education and Gender and the verification of the gaps in initial and continuing teacher training. We also verified that there are few studies that present, besides the mapping of educator conceptions, some possibilities of intervention strategies and actions in the investigated universe. In conclusion, we conclude that the present study confirms the significant contribution of the researches of the Graduate Program in Sexual Education in relation to sexual education and the training of teachers in the different levels of education.

Descrição

Palavras-chave

Educação sexual, Sexualidade, Gênero, Formação docente, Sexual education, Sexuality, Gender, Teacher training

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