Pegos a laço: identidade, deslocamento e luta pela terra no quilombo de Cocalim

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Data

2018-08-02

Autores

Oliveira, Gerson Alves de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese tem como objetivo analisar o processo de reconhecimento de uma identidade étnica quilombola na Comunidade de Remanescentes Quilombolas de Cocalim, no norte do estado do Tocantins. Deseja-se compreender o processo de incorporação de uma identidade e as respostas dos moradores frente ao projeto étnico institucional, mobilizadas a partir de uma organização social específica, cuja origem remete a um campesinato negro. A hipótese consiste em relacionar a forma como o grupo interpretou o quilombo histórico com sua organização social, marcada pela mobilização e pelo deslocamento, enquanto categorias sociais que fundamentam uma coletividade. Isto é, pretende-se investigar como as respostas, tanto dos agentes quanto do grupo, podem revelar uma memória fundamentada na trajetória de um grupo social histórica e politicamente marginalizado. Nesse sentido, a identidade será vista como parte de um sentimento de pertencimento, cuja lógica encontra no território um lugar que dá sentido à vida, um espaço onde é construída uma visão de mundo, manifestada nas respostas do grupo. A ideia é pensar o processo de incorporação da identidade quilombola, vinculada à luta por direitos, bem como pela tentativa de reafirmação de um sentimento de coesão, manifesto num conjunto de ações reveladoras de uma organização social coletiva.
This thesis aims to analyze the process of recognition of a quilombola ethnic identity in the Quilombola Remaining Community of Cocalim, in the northern state of Tocantins. We want to understand the process of incorporating an identity and the residents’ responses to the ethnic institutional project, mobilized from a specific social organization whose origin refers to a black peasantry. The hypothesis is to relate the way the group interpreted the historical quilombo with its social organization, marked by mobilization and displacement, as social categories that ground a collectivity. That is, we intend to investigate how the responses of both agents and group can reveal a memory based on the trajectory of a historically and politically marginalized social group. In this sense, identity will be seen as part of a sense of belonging, whose logic finds in the territory a place that gives meaning to life, a space where a world view is built, manifested in the group’s responses. The idea is to think about the process of incorporating the quilombola identity, linked to the struggle for rights, as well as for the attempt to reaffirm a sense of cohesion, manifested in a set of actions that reveal a collective social organization.

Descrição

Palavras-chave

Quilombo, Comunidade, Etnicidade, Identidade, Coletividade, Autonomia, Community, Ethnicity, Identity, Collectivity, Autonomy

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