Show simple item record

dc.contributor.advisorMello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorBasso, Sabrina Lais [UNESP]
dc.date.accessioned2018-09-19T17:26:08Z
dc.date.available2018-09-19T17:26:08Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationBASSO, Sabrina Lais. Ensino de geografia nas décadas iniciais do século XX: em foco as orientações escolanovistas de Delgado de Carvalho para os professores. 2014. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156162
dc.description.abstractThis work aimed to highlight the methodological guidelines, from the New School principles widely disseminated among teachers and intellectuals who thought the teaching of Geography at the time, especially disclosed by Professor Delgado de Carvalho, who pioneered the dissemination of the pedagogical innovations by school new in Brazil, along with other intellectuals who were of great importance at this critical juncture to education in Brazilian schools . Thus, in view of the lack of studies on the historical issues of Geography discipline, we seek to contribute to understand the proposals in this new teaching of Geography and its interference with the school and everyday social life, by pointing to the contribution of Delgado Caravalho, from the guidelines in the book Methodologia the Geographical teaching: introduction to studies of modern Geographia, enabling the understanding of an important moment in the history of geography education in Brazil . It was concluded that the importance of Delgado de Carvalho for the Brazilian Geography School is undeniable, represented a new way of discipline in the countryen
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral destacar as orientações metodológicas, a partir dos princípios escolanovistas amplamente divulgados entre professores e intelectuais que pensavam o ensino de Geografia na época, divulgados especialmente pelo professor Delgado de Carvalho, que foi pioneiro na difusão das inovações pedagógicas propostas pela escola nova no Brasil, juntamente com outros intelectuais que tiveram grande importância nesta conjuntura crítica ao ensino na escola brasileira. Assim, tendo em vista a escassez de estudos sobre as questões históricas da disciplina de Geografia, busca-se contribuir para a compreender as propostas deste novo ensino de Geografia e sua interferência no cotidiano escolar e social, para isso apontar-se a contribuição de Delgado de Caravalho, a partir das orientações contidas no livro Methodologia do ensino de Geographico: introdução aos estudos de Geographia moderna, possibilitando a compreensão de um importante momento da história do ensino de Geografia no Brasil. Concluiu-se que a importância de Delgado de Carvalho para a Geografia Escolar brasileira é inegável, representou um novo caminho da disciplina no paíspt
dc.format.extent55 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectEscola novapt
dc.subjectEnsino - Curriculospt
dc.titleEnsino de geografia nas décadas iniciais do século XX: em foco as orientações escolanovistas de Delgado de Carvalho para os professorespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Ourinhospt
dc.identifier.aleph000891215
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891215.pdf
unesp.undergraduateGeografia - Ourinhospt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record