O uso das mídias sociais para introduzir conteúdos do yoga para jovens pré-vestibulandos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The present research aimed to make an integrative review regarding the use of social media as a tool for introducion Yoga. The main audience are pre-college students, who go through moments of tension and instability. It is based on the Yoga principles regarding they can help in a positive way through, improving the student's physical and mental balance, diminishing the negatives effects that the young person experiences at this stage. As a complementary strategy to assist these students, it reviews the most recent researches and link them with the use of social media, considering the reality that young people are living it and how easy it is to share information, knowledge and opinions through the internet. There were selected 31 articles as results, those, none related to the topic of the use of social medias to introduce yoga to young people in the pre-college entrance specifically, but assumed similar topics, such as: Yoga and medias; Yoga to young people in the pre-college period; Yoga at schools and media at schools. The themes allowed a discussion in which social media would might help to introduce contents of yoga to the young people. However, it is necessary to be careful when link Yoga and social medias, keeping the principles of the milenar practice of Yoga, so it would not be distorted as a marketing of esthetic. This review leaded us at the end, the elaboration of a profile in Instagram to allow us go further with this study <https://www.instagram.com/eupraticoyoga/>
A presente pesquisa tem por objetivo fazer uma revisão integrativa a respeito do uso de mídias sociais como instrumento para a introdução da prática do Yoga. O público alvo são alunos pré-vestibulandos, que passam por momentos de tensão e instabilidade. Baseia-se nos princípios do yoga acreditando que os mesmos possam auxiliar de forma positiva através do equilíbrio físico e mental dos alunos, minimizando esse período que o jovem vivencia. Como estratégia complementar de auxilio a esses alunos, a presente pesquisa buscou revisar os estudos mais recentes e relacionar como o uso de mídias sociais pode ser importante para introduzir os conteúdos do Yoga para este público, considerando a realidade em que estão inseridos e a facilidade em compartilhar informações, conhecimentos e opiniões por meio dessas mídias. Como resultados encontrados, 31 artigos foram selecionados. Destes, nenhum relacionou a temática do uso de mídias sociais para introduzir Yoga para jovens no período pré-vestibular de maneira objetiva, mas assumiram temáticas que permeiam o tema principal, como: Yoga e mídias sociais; Yoga para jovens no período pré-vestibular; Yoga na escola e mídias sociais e escola. As temáticas permitiram uma resposta à pergunta inicial, em que as mídias sociais podem sim auxiliar a introduzir um conteúdo para jovens no período pré-vestibular, em específico o Yoga. Entretanto é preciso ter uma atenção especial ao relacionar Yoga e mídias sociais, mantendo os ideais e princípios da prática milenar do Yoga para este não se desconfigurar como uma propagação de marketing e ideais de uma visão estética do corpo. Esta revisão permitiu ao final a criação de um perfil na mídia social Instagram para dar continuidade a esse estudo. Segue o link com a criação <https://www.instagram.com/eupraticoyoga/>

Descrição

Palavras-chave

Ioga, Ioga - Uso terapêutico, Mídia social, Vestibulandos

Como citar

PEDERSEN, Marcela. O uso das mídias sociais para introduzir conteúdos do yoga para jovens pré-vestibulandos. 2017. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.