A formação continuada dos professores iniciantes dos anos iniciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Paula, Caroline Naiara de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This essay main objective is to identify and to problematize contributions to the professional practice from teachers that are coming from continuing education offered to beginning teachers who work in the initial years from elementary education. The research was carried out through semi-structured interviews with a group of 5 teachers from the municipal education network of Limeira / SP, who have been teaching for a the limit of three years and with two teachers from the Centro de Formação do Professor (Teacher Training Center teaching network). In order to justify essay, theoretical assumptions about the contributions of continuing education for beginning teachers were considered (HUBERMAN, 1992; MARCELO GARCIA, 1999, 2011). Research data with beginning teachers who participated in continuing education offered by the Centro de Formação do Professor from Limeira (Teacher Training Center) or on their own account indicate that this training is essential because it favors processes related to their professional development. In addition, they emphasized that as beginners, they have specific training needs regarding the curriculum and the knowledge of the specificities of the teaching network, but they pointed out two aspects as being very important so that the formation can be really significant: 1. Promote dialog to knowledge Of experience (interaction with more experienced teachers); And 2. offer courses focused on the reality of the teacher or the school in which he / she is inserted (taking into account the context of the professional's performance). The Centro de Formação do Professor (The Teacher Training Center) was considered, both by beginners and trainers, as an important space for the training of teachers in the municipal school system, despite the lack of resources to maintain and expand the courses offered
Este trabalho tem como objetivo central identificar e problematizar contribuições para o exercício profissional docente que são advindas da formação continuada oferecida a professores iniciantes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com um grupo constituído por 5 docentes da rede municipal de ensino de Limeira/SP, que atuam na docência há, no máximo, três anos e com duas professoras formadoras do Centro de Formação do Professor dessa mesma rede de ensino. Para fundamentar o trabalho, foram considerados pressupostos teóricos sobre as contribuições da formação continuada para os professores iniciantes (HUBERMAN,1992; MARCELO GARCIA, 1999, 2011). Os dados da pesquisa com professores iniciantes que participaram de formação continuada - oferecidas pelo Centro de Formação do Professor de Limeira ou por conta própria -evidenciam que essa formação é imprescindível por favorecer processos relativos ao seu desenvolvimento profissional. Além disso, ressaltaram que como iniciantes possuem necessidades específicas de formação com relação ao currículo e ao conhecimento das especificidades da rede de ensino, mas apontaram dois aspectos como sendo muito importantes para que a formação possa ser de fato significativa: 1. dar voz ao saber da experiência (interação com professores mais experientes); e 2. oferecer cursos voltados à realidade do professor ou à escola em que está inserido (levar em conta o contexto de atuação do profissional). O Centro de Formação do Professor foi considerado, tanto pelos iniciantes quanto pelos formadores, como um espaço importante para a formação dos professores da rede municipal de ensino, apesar da falta de recursos para manter e ampliar as formações oferecidas

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Educação permanente, Professores, Ensino fundamental, Formação profissional, Limeira (SP)

Como citar

PAULA, Caroline Naiara de. A formação continuada dos professores iniciantes dos anos iniciais. 2017. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.