Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-11-20

Autores

Silva, Priscila Moreira Ribeiro da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Mathematics is a science of great relevance in people's lives and a discipline of great importance in the context of school education, besides being a very influential instrument in student development and training. However, despite teachers' efforts, students do not always like Mathematics and have presented levels of proficiency below expectations in national or state assessments. So, searching for new methodologies and alternatives to support teachers' work, the present work aims at investigating the potentials and challenges of technology use in school education, especially concerning computers in the teaching of Mathematics. The results of the research demonstrate that despite the many discourses on the subject, nowadays there is still a lack of actual proposals of this nature and the need for teacher's training and continued studies in order to work with technology in the context of school education
A Matemática é uma ciência de grande relevância na vida das pessoas e uma disciplina de grande importância no contexto da educação escolar, sendo um instrumento bastante influente no desenvolvimento e na formação do estudante. No entanto, apesar dos esforços dos docentes, os estudantes nem sempre gostam de Matemática e têm apresentados níveis de proficiência abaixo das expectativas em avaliações de âmbito nacional ou estadual. Dessa forma, buscando novas metodologias e alternativas para dar suporte ao trabalho do professor, o presente trabalho procura investigar as potencialidades e desafios do uso de tecnologias no ensino escolar, especialmente do computador no ensino da Matemática. Os resultados da pesquisa demonstram que, apesar dos muitos discursos sobre o assunto em questão, há ainda, nos dias atuais, uma carência de reais propostas dessa natureza e a necessidade de uma capacitação e da formação continuada dos professores para trabalhar com a tecnologia no contexto da educação escolar

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Professores - Formação, Tecnologia educacional, Estudantes - Avaliação, Mathematics Study and teaching

Como citar

SILVA, Priscila Moreira Ribeiro da. Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.