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dc.contributor.advisorBusetto, Áureo [UNESP]
dc.contributor.authorCorrea, Línive de Albuquerque
dc.date.accessioned2018-10-17T23:37:45Z
dc.date.available2018-10-17T23:37:45Z
dc.date.issued2018-08-22
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157345
dc.description.abstractO jornal Correio do Estado de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, fundado em 1954, revelou-se já desde o seu primeiro número, em muitos aspectos, como um órgão fruto de seu tempo. Os anos de 1950, no Brasil, são marco da ascensão do capitalismo industrial e financeiro que possibilitou a estruturação de parques gráficos e emissoras de rádio e televisão, período nacionalmente reconhecido como “era moderna” da imprensa brasileira, no entanto, esta não se fez sentir da mesma maneira nos diversos rincões do país. Assim, o Correio do Estado, fonte e objeto da presente dissertação, constitui-se como representante da chamada “imprensa do interior” que possui facetas diferentes da “grande imprensa”. O periódico será o carro-chefe do conglomerado midiático homônimo localizado no interior do país, a fim de estudar os desdobramentos deste, propôs-se um recorte temporal que abarca o período compreendido entre 1954 e 1980, isto é, do momento de fundação do jornal, enfatizando a compra do mesmo por José Barbosa Rodrigues, contemplando a concessão das rádios Cultura e Canarinho até a inauguração da TV Campo Grande, configurando o alcance do grupo que atingia todas as mídias disponíveis. Propõe-se, portanto, a promoção de uma análise histórica da formação e primeiros desenvolvimentos do Grupo Correio do Estado, primando-se pelos registros deixados pelo jornal de suas principais ações no campo midiático regional, e nos campos político e econômico, perpassando por temas como a criação do Estado do Mato Grosso do Sul e a política nacional. Historiar a trajetória do Correio do Estado, que permanece como um objeto pouco explorado na área da História, permitiu o levantamento de dados capazes de sustentar a hipótese, inicialmente lançada, de que o grupo comunicacional portou-se, no período compreendido por esta dissertação, como um instrumento de proselitismo político, responsável por dominar boa parte da difusão de informação e da formação de opiniões nas regiões abrangidas por este que foi o maior órgão da imprensa estadual dos “dois Mato Grosso”.pt
dc.description.abstractThe journal Correio do Estado of Campo Grande in Mato Grosso do Sul was founded in 1954. From the very first issue, it revealed itself in many ways, to be highly representative of its time. In Brazil, the 1950s were marked by the ascension of industrial capitalism and finance, which facilitated the structuring of ‘printing parks’, amalgamations of press companies. Together with similar re-organizations in the radio and television industries, this period became nationally recognized as ‘the modern era’ of Brazilian press. However, there was disparity in the modernization process in different parts of the country. As such, Correio do Estado, the source and object of this dissertation, became an example of so-called ‘provincial press’ which possessed distinctive features from the ‘Big Press’. The journal would go on to prove itself as the vehicle of growth for the conglomerate that would become synonymous with media in the country’s interior. In order to explore these developments, this piece will provide a temporal record of the period between 1954 and 1980. This period, encompassing the Journal’s foundation up until the inauguration of TV Campo Grande, encompasses events such as the group’s purchase by José Barbosa Rodrigues, and the conception of the two radio stations, Cultura and Canarinho. As a result, the journey through time follows the diversification of the group into the major media areas of the industry, highlighting its range. This piece therefore aims to provide a historical analysis of the formation and initial developments of the Correio do Estado group. Primed with the registries kept by the journal from the start of its activity in the field of regional media, and in fields such as politics and economics, this piece uncovers themes such as the creation of Moto Gosso do Sul state and other national political events. Charting the history of Correio do Estado, which has received limited attention from a historical perspective facilitated the pooling of data to support the hypothesis initially proposed in this piece. Namely, across the time-period investigated, the media group behaved as a tool for political proselytism. The group’s dominance in the dissemination of information allowed it to influence opinions in the regions it covered, making it a major arm of the State Press controlled by the “two Mato Grosso”.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectJornal Correio do Estadopt
dc.subjectImprensa do Mato Grosso do Sulpt
dc.subjectDivisão do Mato Grossopt
dc.subjectRede Centro-Oeste de Rádio e Televisãopt
dc.subjectPolítica sul-mato-grossense.pt
dc.subjectCorreio do Estado Journalpt
dc.subjectMato Grosso do Sul Presspt
dc.subjectMato Grosso do Sul Journalpt
dc.subjectDivision of Mato Grossopt
dc.subjectMidwest Radio and Television networkpt
dc.subjectMato Grosso do Sul politicspt
dc.titleGrupo Correio do Estado, de jornal a conglomerado midiático (1954-1980)pt
dc.title.alternativeCorreio do Estado group. From a jornal to a media conglomerate (1954-1980).pt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramHistória - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaHistoria e sociedadept
unesp.researchAreaLinha de Políticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000909088
dc.identifier.capes33004048018P5
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