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dc.contributor.advisorKerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]
dc.contributor.authorDias, André Luiz Vieira
dc.date.accessioned2018-11-23T22:47:45Z
dc.date.available2018-11-23T22:47:45Z
dc.date.issued2018-09-14
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158343
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi testar e analisar o efeito da escolaridade sobre o engajamento cívico e político dos brasileiros no período de 2000 a 2016, destacando, sobretudo, as mudanças do comportamento dos mais escolarizados – se são os mais interessados, participativos e aderentes aos valores e atitudes democráticas. A partir dos dados obtidos pelo survey Latinobarômetro, foi adotada a função explanatória, e não apenas exploratória e descritiva aplicando as técnicas de análise quantitativa, no intuito de verificar o desempenho da influência da escolaridade – isolada e controlada por outras variáveis posicionais e socioeconômicas sobre as dimensões da proficiência cognitiva, engajamento e esclarecimento democrático. A análise quantitativa recorreu à aplicação dos modelos de regressão multinomial probit e logit, além de seus efeitos marginais, adequados à explicação da probabilidade normal de ocorrência de um determinado fenômeno. Neste sentido, a hipótese verificada foi a de que, diferente do efeito ocasionado sobre a cidadania nas democracias avançadas, fatores contextuais reduziram progressivamente a capacidade preditiva da escolaridade sobre a cognição, o engajamento e a adesão à democracia no Brasil.pt
dc.description.abstractThe objective of this study was to test and analyze the effect of schooling on the civic and political engagement of Brazilians from 2000 to 2016, highlighting, above all, the behavioral changes of the more educated - if they are the most interested, participative and adherent to values and democratic attitudes. From the data obtained by the Latinobarómetro survey, the explanatory function was adopted, not only exploratory and descriptive, applying the techniques of quantitative analysis, in order to verify the performance of the influence of schooling - isolated and controlled by other positional and socioeconomic variables on the dimensions of cognitive proficiency, engagement, and democratic enlightenment. The quantitative analysis utilized the multinomial regression models probit and logit, in addition to their marginal effects, adequate to the explanation of the normal probability of occurrence of a certain phenomenon. In this sense, the hypothesis was accepted that, unlike the effect on citizenship in advanced democracies, contextual factors progressively reduced the predictive capacity of schooling over cognition, engagement and adherence to democracy in Brazil.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectSchoolingen
dc.subjectPolitical behavioren
dc.subjectCivic engagementen
dc.subjectPolitical participationen
dc.subjectEscolaridadept
dc.subjectEngajamento cívicopt
dc.subjectComportamento políticopt
dc.subjectParticipação políticapt
dc.titleEscolaridade e engajamento cívico e político dos brasileirospt
dc.title.alternativeEducation and civic and political engagement of Braziliansaen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaSociologiapt
unesp.researchAreaEstado, Sociedade e Políticas Públicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000910262
dc.identifier.capes33004030017P7
dc.identifier.lattes4762029784021248
unesp.advisor.lattes4762029784021248
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