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dc.contributor.advisorBarbosa, Carlos Alberto Sampaio [UNESP]
dc.contributor.authorZeni, Bruno José
dc.date.accessioned2019-03-14T17:36:12Z
dc.date.available2019-03-14T17:36:12Z
dc.date.issued2019-01-29
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/181023
dc.description.abstractA ditadura Militar brasileira e Argentina interferiram de diversas formas nas atividades artísticas, sejam elas na censura de obras, morte e desaparecimento de atores culturais. Contudo, este trabalho tem por objetivo problematizar como ambas as Ditaduras Militares se utilizaram do Cinema para fomentar certos valores que eram prezados pelos governos. Assim, recorremos a duas películas que foram produzidas durante as ditaduras, uma de produção brasileira e outra de produção Argentina. A película brasileira selecionada foi Batalha de Guararapes (1978) dirigida por Paulo Thiago, e a produção Argentina é De Cara al Cielo (1979) dirigida por Enrique Dawi. Em ambos os filmes trabalhamos como os conceitos de Nacionalismo, Inimigos, Identidade e Civilização foram articulados para uma possível propaganda dos regimes. Além da análise desses conceitos, trabalhamos como os militares regulamentaram e fomentaram as culturas nacionais, seja por meio de criação de agências reguladoras ou por meio de financiamento de obras artísticas. Neste sentido, o nosso trabalho pensa as ditaduras por outro viés, ao olharmos as políticas culturais oficiais, estamos enxergando uma nova dimensão de atuação das ditaduras, e como os atores culturais puderam utilizar aos seus proveitos estes projetos que partiram do governo.pt
dc.description.abstractThe Brazilian military dictatorship and Argentina interfered in various ways in the artistic activities, be they in the censorship of works, death and disappearance of cultural actors. However, this work aims to problematize how both Military Dictators used Cinema to foster certain values that were prized by governments. Thus, we resorted to two films that were produced during the dictatorships, one of Brazilian production and another of Argentine production. The Brazilian film selected was Batalha de Guararapes (1978) directed by Paulo Thiago, and the Argentine production is De Cara al Cielo (1979) directed by Enrique Dawi. In both films we worked as the concepts of Nationalism, Enemies, Identity and Civilization were articulated for a possible propaganda of the regimes. In addition to the analysis of these concepts, we work as the military regulates and fosters national cultures, either through the creation of regulatory agencies or through the financing of artistic works. In this sense, our work thinks dictatorships for another bias, when we look at official cultural policies, we are seeing a new dimension of dictatorships, and how cultural actors could use these projects that came out of government.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectDitaduras Militarespt
dc.subjectCinema e Históriapt
dc.subjectCultura oficialpt
dc.subjectMilitary dictatorshipspt
dc.subjectCinema and Historypt
dc.subjectOfficial culturept
dc.title“Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).pt
dc.title.alternative"Between the camera and fuzil": cinema and political-ideological propaganda in the military dictatorships of Brazil and Argentina (1978-1979).pt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramHistória - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaHistoria e sociedadept
unesp.researchAreaPolítica: Ações e Representaçõespt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000913752
dc.identifier.capes33004048018P5
unesp.advisor.lattes5158189443784737[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-2574-2989[1]
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