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dc.contributor.advisorSarti, Flavia Medeiros [UNESP]
dc.contributor.authorVasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP]
dc.date.accessioned2019-06-05T11:35:22Z
dc.date.available2019-06-05T11:35:22Z
dc.date.issued2019-04-01
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182217
dc.description.abstractA pesquisa focaliza os modelos de formação docente presentes em sete cursos de Primeira Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) de diferentes regiões brasileiras. Essas propostas híbridas de formação, criadas no âmbito da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (BRASIL, 2009), apresentam ao mesmo tempo elementos da formação inicial e continuada, impondo o desafio de se propor uma formação que atenda às necessidades de professores que já atuam nos anos iniciais educação básica, mas que ainda não possuem a formação em nível superior preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996). Buscouse, mais especificamente, identificar e caracterizar as condições institucionais, os dispositivos de formação e as concepções de prática, saberes e experiência docente que oferecem sustentação a esses cursos voltados a professores que já atuam no magistério. Tais propostas emergem em um contexto em que a profissionalização do ensino tem sido indicada como caminho para o desenvolvimento de professores mais bem preparados para lidar com os diversos desafios da atividade docente. Os discursos que assumem destaque nesse cenário ressaltam a necessidade de um modelo profissional de formação fundamentado em uma nova epistemologia da prática docente, cujos pressupostos tem suas bases em um paradigma que se impõe a partir da necessidade de superação da racionalidade técnica historicamente dominante nos processos formativos dirigidos aos professores. Entretanto, a implementação de tal perspectiva requer o estabelecimento de relações bastante estreitas entre as instituições formadoras e o trabalho docente realizado nas escolas, o que não tem sido contemplado pela forma universitária de socialização culturalmente presente nos modelos de formação inicial e continuada dos professores no país. A pesquisa foi realizada por meio de estudo documental, que envolveu procedimentos da análise de conteúdo focalizando fontes oficiais, técnicas e instrucionais; e por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com sujeitos diretamente envolvidos na organização dos cursos focalizados. O estudo revelou que as propostas de formação analisadas são fortemente marcadas por elementos da forma escolar e da forma universitária de socialização. Tal configuração produz importantes tensões para a produção de uma formação profissional, que atenda as necessidades formativas dos professores em exercício. A superação dessa situação requer a constituição de uma cultura profissional de formação de professores situada no espaço de intersecção entre o campo de trabalho e a universidade.pt
dc.description.abstractThis research focuses on the models of teacher training present in seven courses of Teaching Degree in Pedagogy of the National Plan of Teacher Training (Parfor) of different Brazilian regions. These hybrid training proposals, created within the framework of the National Policy of Basic Education Teachers Training (BRAZIL, 2009), presents at the same time the specificities of initial and continuous training and imposing the challenge of proposing training that meet the needs of teachers who already work in the initial years of basic education but do not have higher education training as recommended by the National Educational Bases and Guidelines Law (BRAZIL, 1996). It is more specifically intended to identify and characterize the institutional conditions, training devices and conceptions of practice, knowledge and teaching experience that offer support to these courses aimed at teachers who already working in teaching profession. Such proposals emerge in a context in which the professionalization of the teaching has been indicated as a way for the development of teachers better prepared to deal with the various challenges of teaching activity. The discourses that beings to stand out in this scenario highlights the need for a professional model of training based on a new epistemology of teaching practice, whose assumptions are based on a paradigm that is imposed from the need to overcome the historically dominant technical rationality in the training processes aimed at teachers. However, the implementation of such a perspective requires the establishment of very close relations between the training institutions and the teaching work carried out in the schools, which has not been contemplated by the university form of socialization that is culturally present in the models of initial and continuous teacher training in Brazil. The research was conducted through Documental research which involved content analysis procedures focusing on official, technical, and instructional sources; and semi-structured interviews with informers directly involved in the organization of the focused courses. The study revealed that the training proposals analyzed are strongly marked by the school form and the university form of socialization. Such configuration produces important tensions for the production of a professional training that meets the training needs of the acting teachers. Overcoming this perspective requires the constitution of a professional culture of teacher training situated in the intersection between the field of work and the university.en
dc.description.abstractLa recherche se concentre sur les modèles de formation des enseignants présents dans sept cours de Premier Diplôme en Pédagogie du Plan National de Formation des Enseignants (Parfor) de différentes régions du Brésil. Ces propositions hybrides de formation, élaborées dans le cadre de la Politique Nationale de Formation Professionnelle du Magistère de l’Éducation de Base (BRASIL, 2009), présentent à la fois des éléments de la formation initiale et continue et imposant le défi de proposer une formation qui réponde aux besoins des enseignants qui travaillent déjà dans les premières années de l'éducation de base mais qui ne possèdent pas encore la formation de niveau supérieur recommandée par la Loi de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Directives et Bases de l'Éducation Nationale - BRASIL, 1996). Il s'agit plus présisément d'identifier et caractériser les conditions institutionnelles, les dispositifs de formation et les conceptions sur la pratique, les connaissances et l’expérience en enseignement qui offrent un soutien à ces cours destinés aux enseignants travaillant déjà dans la profession enseignante. Ces propositions émergent dans un contexte où la professionnalisation du enseignement a été indiquée comme un moyen au développement des enseignants mieux préparés à faire face aux différents défis de l’activité d’enseignement. Les discours qui commencent à se dégager dans cette scène mettent en évidence la nécessité d’un modèle professionnel de formation basé sur une nouvelle épistémologie de la pratique de l’enseignement, dont les hypothèses reposent sur un paradigme qui est imposé par la nécessité de dépasser la rationalité technique historiquement dominante dans les processus de formation destinés aux enseignants. Cependant, l'application d'une telle perspective nécessite la mise en place de liens très étroits entre les établissements de formation et le travail pédagogique effectué dans les écoles, ce qui n'a pas encore été fait par la forme universitaire de socialisation culturellement présente dans les modèles de formation initiale et permanente des enseignants dans le pays. La recherche documentaire reposait sur des procédures d'analyse de contenu axées sur des sources officielles, techniques et pédagogiques; et des entretiens semistructurés avec des sujets directement impliqués dans l'organisation des cours ciblés. L’étude a révélé que les propositions de formation analysées restent marquées par des éléments de la forme scolaire et la forme universitaire de socialisation. Une telle configuration produit des tensions importantes pour la production de formation professionnelle, ce qui répond les besoins des enseignants. Surmonter cette situation nécessite la mise en place d’une culture de formation des enseignants professionnels située à l'intersection entre le domaine de travail et de l'université.fr
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEpistemologia da práticapt
dc.subjectProfissionalização docentept
dc.subjectCultura profissionalpt
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEpistemology of practiceen
dc.subjectTeaching professionalisationen
dc.subjectProfessional cultureen
dc.subjectFormation des enseignantsfr
dc.subjectEpistémologie de la pratiquefr
dc.subjectProfessionnalisation de l'enseignementfr
dc.subjectCulture professionnellefr
dc.titleModelos de formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica: pressupostos, ações e dispositivos formativospt
dc.title.alternativeModels of teacher training in the scope of the National Policy of Basic Education Teachers Training: suppositions, actions and training devicesen
dc.title.alternativeModèles de formation des enseignants dans le cadre de la Politique Nationale de Formation de Professionnels d'Enseignement de Base: hypothèses, actions et dispositifs de formationfr
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação de professores e trabalho docentept
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000917378
dc.identifier.capes33004137064P2
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