Discurso sobre o emagrecimento no Facebook e Instagram

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Data

2019-08-06

Autores

Marangoni, Elaine

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Discurso Sobre o Emagrecimento (DSE) circula no Facebook e Instagram, produzindo sentidos que afetam sujeitos que acompanham diariamente perfis de leigos e profissionais de saúde nessas redes sociais. Os dizeres do senso comum e os que são apropriados do meio científico são repetidos infinitamente, até que seus sentidos se tornem naturais por efeito da ideologia. Emagrecer nunca pareceu tão simples, e seguir as “dicas” disponíveis na internet faz com que se reforcem discursos que não são benéficos à população, causando risco de adoecê-la ainda mais, já que a obesidade é considerada uma pandemia na atualidade. Duas posições sujeito (leigos e profissionais de saúde) foram acompanhadas, e seus discursos compuseram o corpus, que foi se revelando aos poucos e mostrando como no DSE o sujeito se movimenta a todo instante, identificando-se e desidentificando-se com sentidos de uma formação discursiva bastante heterogênea. O verbal e o não verbal foram considerados em suas materialidades distintas, significando em conjunto, e, mesmo quando houve a necessidade de verbalização, as imagens e seu modo de significar singulares foram destacados. Por haver uma aproximação dos discursos das duas posições sujeito em um espaço onde as linhas que separam o científico do não científico estão cada vez mais finas e esburacadas, elegemos o discurso da dona de casa Eloísa Helena para mostrar os movimentos do DSE, seus sentidos mais recorrentes e como a ideologia trabalha em uma era de pós-verdade, na qual os sentidos e as identificações dos sujeitos são bombardeados por apelos emocionais. Além disso, tudo que se posta nas redes sociais “parece ser verdade” ou ganha legitimação como “verdadeiro”, principalmente pela credibilidade, leia-se “número de seguidores”, dos atores/influenciadores nas páginas que acompanhamos. Temos uma metodologia que não é fechada, mas que foi construída para os propósitos desta pesquisa. As postagens foram apresentadas e organizadas no decorrer do texto, portanto, não há apenas um capítulo de análise, já que diversas análises compõem todo o percurso metodológico. Apesar de surgirem discursos de resistência, já que muitos sentidos são silenciados, os efeitos de verdade por meio da repetição e da divulgação desmedida não permite que sejam a maioria. Destacamos alguns deles, assim como o que não é permitido “falar” quando o tema é emagrecimento. Nosso objeto não cessa de mudar e apresentar “novidades” para que o leitor continue na formação discursiva que reforça sua responsabilidade e força de vontade, abafando milhares de vozes que poderiam trazer a saúde, a vida saudável tão almejada.
Discourse on Slimming (DSE) circulates on Facebook and Instagram, producing meanings that affect subjects that daily accompanies profiles of laypeople and health professionals in these social networks. The sayings of common sense and those appropriated of the scientific community are repeated infinitely until their meanings become natural by the effect of ideology. Slimming never seemed so simple, and following the "tips" available on the internet, reinforces discourses that are not beneficial to the population, causing the risk of getting it sick even more, since obesity is considered a pandemic nowadays. Two subject positions (laypeople and health professionals) were followed, and their discourses composed the corpus, which gradually revealed itself and showed how in the DSE the subject moves at all times, identifying and disidentificating himself with meanings of a very heterogeneous discursive formation. Verbal and nonverbal were considered in their distinct materialities, meaning together, and even when there was a need for verbalization, the images and their singular way of meaning were highlighted. Because there is an approximation in the discourses of the two subject positions in a space where the lines that separate the scientific from the non-scientific are increasingly thin and bumpy, we choose the discourse of the housewife Eloisa Helena to show the movements of the DSE, their recurrent meanings and how ideology works in an era of post-truth, in which the meanings and identifications of subjects are inundated with emotional appeals. In addition, everything that is posted on social networks "seems to be true" or gains legitimacy as "true", especially by credibility, read it like "number of followers", of the actors/influencers in the pages we followed. We have a metodology is not closed, but it was built for this research purposes. The posts were presented and organized throughout the text, so there is not just one chapter of analysis, as several analyzes make up the entire methodological path. Although discourses of resistance emerge, since many meanings are silenced, the effects of truth through repetition and excessive promotion do not allow them to be the majority. We highlighted some of them as what is not allowed to "speak" when the theme is slimming. Our object does not cease to change and present "news" in order that the reader continues in the discursive formation that reinforces its responsibility and strength of will, stifling out thousands of voices that could bring health, the healthy life so desired.

Descrição

Palavras-chave

Análise do discurso, Emagrecimento, Ideologia, Redes sociais, Discourse analysis, Slimming, Ideology, Social networks

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