Publicação: Práticas de economia circular aplicáveis no processo de desenvolvimento de produtos aeronáuticos: proposição teórica e avaliações em empresas
Carregando...
Arquivos
Data
2019-11-20
Autores
Orientador
Jugend, Daniel 

Coorientador
Pós-graduação
Engenharia de Produção - FEB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A preocupação com a sustentabilidade ambiental, em especial, com economia circular (EC) e a sua adoção cada vez mais intensa, vem sendo foco de pesquisas recentes. Esse contexto torna-se proeminente, especialmente em empresas aeronáuticas, pois estão envolvidas com o desenvolvimento e fabricação de produtos que são utilizados durante um longo período de tempo e precisam ser mantidos por longos períodos após a sua fabricação. Esta pesquisa visa propor um framework integrando práticas da EC no processo de desenvolvimento de produtos (PDP) aeronáutico. Inicialmente, foi proposto um framework teórico que relaciona as ações circulares propostas pelo modelo ReSOLVE, as estratégias de EC adotadas pela indústria geral e as atuais iniciativas da indústria aeronáutica para a transição de um modelo de produção e consumo linear para um modelo circular. Em segundo momento, o framework foi avaliado por meio de workshops em três empresas aeronáuticas. Dentre os principias resultados foram apresentados e analisados 91 conjuntos de práticas adotadas pela indústria aeronáutica e que são aplicáveis ao desenvolvimento de produtos circulares. Observou-se, também, que a legislação imposta pelos governos e órgãos reguladores da indústria aeronáutica tem sido o maior direcionador para as indústrias rumo à adoção da EC e, em especial, em situações no qual o custo-benefício não é tido como viável. Por fim, entende-se que os resultados apresentados e analisados podem subsidiar a adoção de iniciativas para o desenvolvimento de produtos circulares não apenas no setor aeronáutico, mas também em outras indústrias, visto que, as iniciativas circulares levantadas nesta pesquisa compõem um conjunto de práticas e que podem ser aplicadas no PDP diversos produtos e setores industriais.
Resumo (inglês)
Concern about environmental sustainability, especially the circular economy (CE) and its increasingly intense adoption, has been the focus of recent research. This context becomes prominent, especially in aircraft companies, as they are involved in the development and manufacture of products that are used over a long period of time and need to be maintained for long periods after their manufacture. This research aims to propose a framework integrating CE practices in the aeronautical product development process (PDP). Initially, a theoretical framework was proposed that relates the circular actions proposed by the ReSOLVE model, the CE strategies adopted by the general industry and the current aeronautical industry initiatives for the transition from a linear production and consumption model to a circular model. Secondly, the framework was evaluated through workshops at three aeronautical companies. Among the main results were presented and analyzed 91 sets of practices adopted by the aeronautics industry that are applicable to the development of circular products. It was also observed that the legislation imposed by the governments and regulators of the aeronautics industry has been the major driver for the industries towards the adoption of CE and, particularly, in situations where the cost-benefit is not considered viable. Finally, it is understood that the results presented and analyzed may support the adoption of initiatives for the development of circular products not only in the aeronautics sector, but also in other industries, since the circular initiatives raised in this research compose a set of practices. and that various products and industrial sectors can be applied in the PDP.
Descrição
Idioma
Português