Show simple item record

dc.contributor.advisorFiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da
dc.date.accessioned2020-02-28T13:56:55Z
dc.date.available2020-02-28T13:56:55Z
dc.date.issued2020-01-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/191689
dc.description.abstractEsta pesquisa qualitativa tem como objetivo compreender a percepção do uso do Podcast Papo de Educador como meio de formação de professores ouvintes. Este trabalho inicia-se explicando como as novas tecnologias afetam a sociedade e o ambiente escolar bem como a necessidade da formação de professores para esse novo contexto onde a tecnologia é onipresente. Em seguida, explica-se o processo de produção de um podcast assim como as possibilidades educacionais dessa mídia. Discute-se nesse mesmo capítulo as definições de educação formal, não formal e informal. Em seguida, é apresentada a Abordagem Instrumental de Rabardel e o processo de instrumentalização do podcast. Como caminho metodológico adotou-se o estudo de caso do Podcast Papo de Educador combinado com análise analítico descritiva com vários autores das respostas de um questionário semiestruturado respondido por professores ouvintes do referido podcast. Concluiu-se que os docentes participantes da pesquisa têm percepções diversas do uso do Podcast Papo de Educador, sendo majoritariamente compreendido como meio de formação e, indiferentemente da sua forma de uso, possui significativa percepção de interferência na prática docente.pt
dc.description.abstractThis qualitative research aims to understand the perception of the use of Podcast Papo de Educador as means of training for listeners teachers. This paper begins by explaining how new technologies affect the society and the school environment as well as the need for teacher education for its new context where technology is ubiquitous. Then, we explain the process of producing a podcast as well as the educational possibilities of this media. This same chapter discusses the definitions of formal, non-formal and informal education. The following chapter presents Rabardel's Instrumental Approach and the process of instrumentalizing the podcast. As a methodological approach we adopted the case study of the Podcast Papo de Educador combined with descriptive analytical analysis with several authors of the answers of a semi-structured questionnaire answered by podcast's listeners teachers. It was concluded that the teachers participating in the research have different perceptions of the use of Podcast Papo de Educador, being mostly understood as a means of training and, regardless of its use, has significant perception of interference in teaching practice.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectpodcastpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectTecnologias educacionaispt
dc.subjectEducação não-formalpt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.subjectEducational technologiesen
dc.subjectNon formal educationen
dc.subjectContinuing educationen
dc.titleO Papel do Podcast Papo de Educador na Formação de Professores-Ouvintespt
dc.title.alternativeThe Role of Podcast Papo de Educador in the Training of Listening Teachersen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaPolítica e Gestão Educacionalpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000929252
dc.identifier.capes33004030079P2
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record