Ontogenia do assunto música na CDD: uma análise da divisão 780

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-02-21

Autores

Novaes, Fernanda Carolina Pegoraro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A divisão referente à música (780) da CDD foi completamente revisada em sua 20ª edição, recebendo elogios e críticas por diversos bibliotecários; porém, profissionais da área de música como professores e estudantes apreciaram as modificações. Uma característica interessante dessa revisão foram as categorias elaboradas a partir das divisões para melhor compreensão de conceitos principais da área, sendo divididas em quatro principais: 780 para subdivisões padrão, 781 para princípios, 782 a 788 para mídias de performance e 789 para compositores individuais. Considerando as mudanças realizadas em música, enfatiza-se a importância da compreensão do conhecimento representado na divisão da CDD e a partir das modificações apresentadas, questionam-se quais conceitos se consolidaram na estrutura em música. O problema que se destaca e que orienta a presente pesquisa, portanto, é: quais as mudanças realizadas na divisão de música da CDD a partir da 20ª edição e quais os reflexos dessas alterações? Essa pesquisa define como objetivo geral: identificar as mudanças que a divisão de música (780) apresentou nas revisões da 19ª, 20ª e 23ª edição. E para tal, foram estabelecidos os seguintes objetivos: a. revisar conceitos considerados fundamentais para a realização do trabalho; b. investigar estudos que realizaram análise através da Ontogenia em sistemas de classificação para posteriormente aplicá-la como método nessa pesquisa; c. analisar as subdivisões padrão da divisão de música (780) nas edições 19ª, 20ª e 23ª da CDD e identificar e caracterizar as mudanças apresentadas ao longo do tempo. O presente estudo caracteriza-se como documental e possui como principal método a ontogenia. A natureza dessa pesquisa se define como qualitativa e isso se justifica por obter uma análise qualitativa de dados para a realização da ontogênese através de quadros demonstrando informações estatísticas de edições 19, 20 e 23 da CDD. Como resultados, em se tratando dos tipos de mudanças apresentadas através da ontogenia (estrutural, no uso da palavra e textual), foram identificados casos (características) em cada tipo de mudança, que foram: mudança de sinônimo no título e expansão conceitual através de categorias de assunto, expansão conceitual do assunto sem alteração de sinônimo no título, adição de uma nova subdivisão padrão e exclusão de uma subdivisão padrão para mudanças estruturais; adição de novas palavras no título, exclusão de palavras no título e alteração do sinônimo do título para mudanças no uso da palavra; e alteração no sinônimo do título e do conjunto de descrição conceitual para mudança textual. Tais mudanças encontradas evidenciam a fragilidade dos sistemas de classificação e ao mesmo tempo revelam sua capacidade de conformar-se aos novos modos de organização do conhecimento, respeitando a sua dinamicidade.
The DDC's music division (780) was completely revised in its 20th edition, receiving praise and criticism from several librarians; however, music professionals such as teachers and students appreciated the changes. An interesting feature of this review was the categories elaborated from the divisions to better understand the main concepts of the area, being divided into four main ones: 780 for standard subdivisions, 781 for principles, 782 to 788 for performance media and 789 for individual composers. Considering the changes made in music, the importance of understanding the knowledge represented in the division of the DDC is emphasized and, based on the modifications presented, it is questioned which concepts were consolidated in the structure in music. The problem that stands out and which guides this research, therefore, is: what changes have been made in the DDC music division since the 20th edition and what are the consequences of these changes? This research defines as a general objective: to identify the changes that the music division (780) presented in the revisions of the 19th, 20th and 23rd edition. To this end, the following objectives were established: a. review concepts considered fundamental for carrying out the work; b. investigate studies that performed analysis through Ontogeny in classification systems to later apply it as a method in this research; c. analyze the standard subdivisions of the music division (780) in the 19th, 20th and 23rd editions of the DDC and identify and characterize the changes presented over time. The present study is characterized as documentary and has ontogeny as its main method. The nature of this research is defined as qualitative and this is justified by obtaining a qualitative analysis of data for carrying out ontogenesis through tables showing statistical information from editions 19, 20 and 23 of the DDC. As a result, when dealing with the types of changes presented through ontogeny (structural, in the use of the word and textual), cases (characteristics) were identified in each type of change, which were: change of synonym in the title and conceptual expansion through subject categories, conceptual expansion of the subject without changing the synonym in the title, adding a new standard subdivision and deleting a standard subdivision for structural changes; adding new words in the title, deleting words in the title and changing the synonym of the title for changes in word usage; and change in the synonym of the title and the set of conceptual description for textual change. Such changes found show the fragility of the classification systems and at the same time reveal their capacity to conform to the new ways of organizing knowledge, respecting its dynamism.

Descrição

Palavras-chave

Classificação decimal de Dewey, 20ª edição da CDD, Divisão música na CDD, Ontogenia, Ontogenia do assunto música, Dewey decimal classification, 20th edition of the DDC, Music division at DDC, Ontogeny, Ontogeny of the music subject

Como citar