O ensino da capoeira na educação infantil: relações sociais e emocionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-03-03

Autores

Camargo, Ana Paula Trigo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Conflitos observados na Educação Infantil revelam a necessidade dos educadores refletirem o contexto social e o emocional. Sendo assim, a presente pesquisa de natureza qualitativa, objetivou analisar o ensino da capoeira na Educação Infantil na concepção de profissionais da capoeira e gestão pedagógica, em escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo, relacionado à questão socioemocional (resolução de problemas; interação; autoconhecimento; autonomia e determinação; educação à diversidade; responsabilidade e participação; empatia e cooperação; repertório cultural; pensamento crítico e criatividade). Para tanto, realizou-se revisão da literatura referente à Educação Infantil, a capoeira e relações sociais e emocionais. Para coleta de dados utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, os quais foram discutidos e analisados conforme análise de conteúdo. Os entrevistados consideram a capoeira uma manifestação cultural significativa pedagogicamente para trabalhar questões socioemocionais na escola e as medidas sugeridas para inserção da capoeira desde a Educação Infantil relacionam-se ao conhecimento dos pedagogos e reconhecimento da capoeira como patrimônio histórico cultural brasileiro, de valor socioemocional. Viabilizou-se como produto educacional um vídeo documentário.
Conflicts observed in childhood education reveal the need for educators to reflect the social and emotional context. Thus, the present qualitative research aimed to analyze the teaching of capoeira in childhood education in the conception of capoeira professionals and pedagogical management, in municipal schools in a city in the interior of São Paulo, related to the socio-emotional issue (problem solving; interaction; self-knowledge; autonomy and determination; education to diversity; responsibility and participation; empathy and cooperation; cultural repertoire; critical thinking and creativity). To this end, a review of the literature on childhood education, capoeira and social and emotional relationships was carried out. For data collection, semi-structured interview technique was used, which were discussed and analyzed according to content analysis. Respondents consider capoeira to be a pedagogically significant cultural manifestation for working on socio-emotional issues at school, and the suggested measures for inserting capoeira since childhood education are related to the pedagogue’s knowledge and recognition of capoeira as a Brazilian cultural and historical heritage, of socioemotional value. A documentary video was made possible as an educational product.

Descrição

Palavras-chave

Capoeira, Ensino, Educação de crianças, Capoeira, Teaching, Childish, Socioemotional

Como citar