Oriente-se, Brasil: a presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro (1968-2012)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-07-01

Autores

Santos, Nívea Lins

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta Tese teve por finalidade mapear e compreender o sentido histórico da presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro, do período da contracultura até o início dos anos 2000 na era da globalização. Durante a segunda metade do século XX, a busca pelo Oriente no Ocidente se configurou de forma ainda mais ampla e contraditória, ora sendo materializada por encontros ora por desencontros em meio ao avanço da sociedade pós-moderna. Diante disso, na contracultura brasileira houve também um interesse maior pela cultura indiana como uma das frentes disruptivas em relação à faceta sórdida da racionalidade capitalista ocidental, bem como acerca das mazelas da ditadura civil-militar do Brasil. No âmbito da música, a cultura indiana foi explorada tendo em vista a efervescência dos anseios utópicos, a fim de abrir espaços para experimentalismos formais e timbrísticos. Posteriormente, perante a expansão da mundialização da cultura na globalização, por um lado essa busca pelo Oriente (e, obviamente, pela cultura indiana) foi sistematizada como segmento de mercado, especialmente aqueles vinculados à New Age e à World Music, e por outro lado, foi também matéria-prima para as inventividades da música universal. A partir de tais premissas, percebeu-se, portanto, a necessidade de investigar os porquês e as formas de consolidação dessa presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro, uma vez que houve uma considerável produção fonográfica nesse longo período, perpassando tanto a canção popular quanto a música instrumental.
The purpose of this Thesis was to map and understand the historical meaning of the presence of Indian culture in the Brazilian music scene, from the counterculture period to the beginning of the 2000s in the era of globalization. During the second half of the twentieth century, the search for the East in the West was configured in an even broader and contradictory way, sometimes materialized by encounters and sometimes by mismatches amid the advancement of postmodern society. Therefore, in the Brazilian counterculture there was also a greater interest in Indian culture as one of the disruptive fronts in relation to the sordid facet of Western capitalist rationality, as well as about the problems of Brazil's civil-military dictatorship. In the scope of music, Indian culture was explored with a view to the effervescence of utopian yearnings, in order to open spaces for formal and timbristic experimentalism. Later, in view of the expansion of the globalization of culture in globalization, on the one hand this search for the East (and, obviously, for Indian culture) was systematized as a market segment, especially those linked to New Age and World Music, and on the other hand , was also a raw material for the inventiveness of universal music. From these premises, it was realized, therefore, the need to investigate the reasons and the ways of consolidating this presence of Indian culture in the Brazilian music scene, since there was a considerable phonographic production in this long period, permeating both the popular song as for instrumental music.
El propósito de esta Tesis fue mapear y comprender el significado histórico de la presencia de la cultura india en la escena musical brasileña, desde el período de la contracultura hasta el comienzo de la década de 2000 en la era de la globalización. Durante la segunda mitad del siglo XX, la búsqueda de Oriente en Occidente se configuró de una manera aún más amplia y contradictoria, a veces materializada por encuentros y a veces por desajustes en medio del avance de la sociedad posmoderna. Por lo tanto, en la contracultura brasileña también había un mayor interés en la cultura india como uno de los frentes disruptivos en relación con la sórdida faceta de la racionalidad capitalista occidental, así como sobre los problemas de la dictadura civil-militar de Brasil. En el ámbito de la música, se exploró la cultura india con vistas a la efervescencia de los anhelos utópicos, a fin de abrir espacios para el experimentalismo formal y timbrístico. Posteriormente, en vista de la expansión de la globalización de la cultura en la globalización, por un lado, esta búsqueda de Oriente (y, obviamente, de la cultura india) se sistematizó como un segmento de mercado, especialmente aquellos vinculados a la Nueva Era y la Música del Mundo, y por otro lado, también fue una materia prima para la inventiva de la música universal. A partir de estas premisas, se percibió, por lo tanto, la necesidad de investigar las razones y las formas de consolidar esta presencia de la cultura india en la escena musical brasileña, ya que hubo una producción fonográfica considerable en este largo período, pasando por la canción popular en cuanto a la música instrumental.

Descrição

Palavras-chave

Música brasileira, Cultura indiana, Contracultura, Mundialização, Música universal, Brazilian music, Indian culture, Counterculture, Globalization, Universal music, Música brasileña, Cultura india, Contracultura, Globalización, Música universal

Como citar