Show simple item record

dc.contributor.advisorAraya, Ana Maria Osório [UNESP]
dc.contributor.authorRosseto, Fernando [UNESP]
dc.date.accessioned2020-08-20T13:23:02Z
dc.date.available2020-08-20T13:23:02Z
dc.date.issued2020-06-30
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/193242
dc.description.abstractThe undeniable changes in the profile of students in recent decades are provided mainly by the intense action of the media and new technologies in their daily lives. The early and inordinate contact with this vast amount of information is resulting in restless, anxious young people unable to cope with both emotions and decision-making, facts that instantly reflect on the school environment, the relationships among teachers, students and program content as well as the cognitive development of children and adolescents. In particular, physics presents itself as unattainable and incomprehensible knowledge for most of these twenty-first-century students, who often complete the high school cycle without even abstracting elementary concepts of the subject and with an incalculable stressful burden. Thus, using the elaboration and application of a didactic sequence that contemplates the management of emotions and active methodologies, specifically the inverted classroom, it was intended through this work, to correlate the development of emotional intelligence of students and teachers during the physics classes. The results obtained were satisfactory, since they allowed concluding that the development of emotional intelligence is fully possible to be combined with the study of physics, motivating and instigating students to scientific knowledge. The dissertation product is presented as the didactic sequence containing all the activities developed and the results obtained in classes on the content "Introduction to Geometric Optics".en
dc.description.abstractSão inegáveis as transformações ocorridas no perfil dos estudantes nas últimas décadas proporcionadas, principalmente, pela intensa atuação dos meios de comunicação e novas tecnologias no cotidiano dos mesmos. O contato precoce e desmedido com essa vasta quantidade de informações está resultando em jovens inquietos, ansiosos e incapazes de lidar, tanto com as emoções, quanto com a tomada de decisão, fatos que refletem instantaneamente no ambiente escolar, nas relações entre professores, alunos e conteúdo programático, bem como no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Em particular isto acontece com a disciplina de Física que se apresenta como um conhecimento inatingível e incompreensível para a maioria desses estudantes do século vinte e um, os quais muitas vezes completam o ciclo do Ensino Médio sem ao menos abstrair conceitos elementares da disciplina e com uma carga estressante incalculável. Desta forma, recorrendo à elaboração e aplicação de uma sequência didática que contempla o gerenciamento das emoções e as metodologias ativas, especificamente a sala de aula invertida, se pretendeu por meio deste trabalho, correlacionar o desenvolvimento da inteligência emocional de alunos e professores durantes as aulas da disciplina de Física. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que permitiram concluir que o desenvolvimento da inteligência emocional é plenamente possível de ser aliado ao estudo da Física, motivando e instigando os estudantes ao conhecimento científico. Apresenta-se como produto da dissertação a sequência didática contendo todas as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos em aulas sobre o conteúdo “Introdução à Óptica Geométrica”.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectInteligência emocionalpt
dc.subjectSala de aula invertidapt
dc.subjectÓptica geométricapt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectEmotional intelligenceen
dc.subjectInverted classroomen
dc.subjectGeometric opticsen
dc.titleUma proposta pedagógica utilizando sala de aula invertida no ensino da óptica geométrica: a questão da emoção em sala de aulapt
dc.title.alternativeA pedagogical proposal using inverted classroom in teaching geometric optics: the question of emotion in the classroomen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001pt
unesp.graduateProgramEnsino de Física - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt
unesp.researchAreaNão constapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.capes33283010001P5
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record