Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação

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Data

2019

Autores

Zambon, Pedro Santoro [UNESP]
Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]

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Editor

UNESP- FAAC

Resumo

O ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de socialização que prepara a criança para lidar com os riscos que podem ser encontrados mais tarde, na vida adulta (Huizinga, 2000). A partr do surgimento da computação, o ato de jogar encontrou uma nova plataformade interação, na convergência com o suporte tecnológico eletrônico surge o jogo digital. Ampliaram-se as possibilidades do jogar com o surgimento de uma nova mídia imersiva e essencialmente interatva, possibilitando novas e mais intensas interações que os jogos analógicos. Uma ampliação que não apenas transporta os jogos para um ambiente informatzado, mas transcende as suas experiências. O objetvo desse artgo é discutr o papel social dessa nova mídia e entender a sua importância para o mercado da comunicação. Para isso será realizada uma refexão que perpassa autores clássicos como Marshall McLuhan, Raymond Williams e Pierre Bourdieu, observando como os jogos digitais se peculiarizam em relação às demais mídias.

Descrição

Palavras-chave

Jogos digitais, Tecnologia social, Comunicação

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