Ferramenta referencial para elaboração de valores em ortodontia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-08-04

Autores

Moura, Luiz Gustavo Centurion de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com a difícil missão de estabelecer valores adequados dos serviços prestados na odontologia, e em frente a uma carência de informações específicas na literatura de classe a cerca deste assunto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma ferramenta referencial para elaboração de valores, útil e simplificada na forma de um web aplicativo, a fim de guiar uma correta precificação, com a Ortodontia como especialidade eleita da pesquisa. Os materiais e métodos utilizados para o desenvolvimento deste estudo abordam variáveis direta e indiretamente influenciadoras do processo de formação dos preços, colocados estrategicamente dentro de um programa de dados criados em parceria com a Diretoria Técnica de Informática (DTI) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Como resultado a apresentação da FREVO (Ferramenta Referencial para Elaboração de Valores em Ortodontia) para facilitar na prática a formação dos honorários, de forma adaptável ao perfil de cada profissional, cliente e tipo de consultório, com a sugestão final de valores a serem praticados na área, que possam ser justificados com mais clareza, em frente a uma grande divergência de preços sem transparência, na prestação dos serviços oferecidos e realizados pelos cirurgiões dentistas. Conclui se que há uma enorme carência de dados na literatura odontológica sobre este assunto tão pertinente e necessário para a saúde financeira de qualquer negócio e que a utilização de aplicativos como a “FREVO” facilita a problemática de precificação.
The thesis has researched and developed a reference framework, called FREVO (Ferramenta Referencial para Elaboração de Valores em Ortodontia), which is a web-based toolkit to guide the cost-effective pricing for Orthodontics. Currently, there is a lack of dental literature and adequate orthodontic pricing reference values when performing dentistry services. The materials and methods used for the development of this study address variables directly and indirectly influencing the price formation process. This data program was created in partnership with the Technical Directorate of Informatics (TDI) of the Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho "(UNESP). The FREVO toolkit helps estimate the orthodontic pricing reference value, which can be customizable and adaptable to the profile of each professional, client and type of dental office. It provides dental service transparency and the right recommendation of pricing values to be practiced by the dentists, given the vast discrepancy and lack of data available in the market. In conclusion, FREVO is therefore, a relevant toolkit to be used by any dentist professional in their day-to-day dental business to estimate the right orthodontics service pricing.

Descrição

Palavras-chave

Odontologia, Ortodontia, Custos e análise de custo, Ética, Gestão em saúde, Honorários, Dentistry, Orthodontics, Costs and cost analysis, Ethic, Health management, Fees and charges

Como citar