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dc.contributor.advisorCriscuolo, Ana Carolina Sperança
dc.contributor.authorMoraes, Rosemeire Lozano
dc.date.accessioned2021-02-23T13:25:12Z
dc.date.available2021-02-23T13:25:12Z
dc.date.issued2021-01-27
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202766
dc.description.abstractO ensino da língua em sua modalidade oral tem sido compreendido, em algumas abordagens, como livre expressão, discussão, troca de opinião, ou oralização de textos escritos. Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade, no entanto, no ensino fundamental, o estudo sistematizado da modalidade oral ainda é uma prática muito pouco oportunizada. Nesse sentido, objetivamos investigar a importância de se abordar os gêneros orais argumentativos em sala de aula, especificamente o debate de opinião, gênero que tem por finalidade discutir uma questão controversa entre interlocutores, para o desenvolvimento do domínio da oralidade e ampliação da capacidade argumentativa. Esta pesquisa justifica-se pelo fato de a argumentação ser um processo cognitivo e social que fomenta a construção de conhecimentos e instaura processos discursivos através da linguagem humana. Busca-se discutir, especificamente, a importância do trabalho com a oralidade em sala de aula, tendo como ancoragem teórica Marcuschi (2003; 2005; 2007; 2008; 2010), Schneuwly e Dolz (2011), Bakhtin (2000) Ribeiro (2009) e Castilho (1990), entre outros. Como proposta de intervenção, utilizaremos o modelo de sequência didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), com o propósito de ajudar o aluno a dominar melhor o gênero oral debate, permitindo-lhe falar de maneira adequada numa dada situação de comunicação. Espera-se que essa proposta possa contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas à oralidade e à argumentação.pt
dc.description.abstractThe teaching of language in its oral modality has been understood, in some approaches, as free expression, discussion, exchange of opinion, or the oralization of written texts. Developing orality is one of the skills expected in the first years of schooling, however, in elementary school, the systematized study of the oral modality is still a poorly explored practice. In this sense, we aimed to investigate the importance of addressing the oral argumentative genres in the classroom, specifically the debate of opinion, a genre that aims to discuss a controversial issue among interlocutors, for the development of the field of orality and expansion of argumentative capacity. This research is justified by the fact that argumentation is a cognitive and social process that promotes the construction of knowledge and establishes discursive processes through human language. We hope to discuss, specifically, the importance of working with orality in the classroom, having as theoretical anchorage Marcuschi (2003; 2005; 2007; 2008; 2010), Schneuwly and Dolz (2011), Bakhtin (2000) Ribeiro (2009) and Castilho (1990), among others. As an intervention proposal, we will use the didactic sequence model presented by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2011), with the purpose of helping the student to better master the oral debate genre, allowing him to speak appropriately in each communication situation. It is expected that this proposal can contribute to the development of skills and competencies related to orality and argumentation.pt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectOralidadept
dc.subjectArgumentaçãopt
dc.subjectDebatept
dc.subjectOralitypt
dc.subjectArgumentationpt
dc.subjectDebatept
dc.titlePráticas de oralidade: o gênero debate e a argumentação através das fábulaspt
dc.title.alternativeOrality practices: the debate genre and argumentation through fablesen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.alternative
unesp.graduateProgramLetras (Mestrado Profissional) - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaTeorias da Linguagem e Ensinopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.capes23001011069P5
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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