Melhoria contínua da eficiência de entregas: aplicação do ciclo PDCA em uma empresa multinacional de bens de consumo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-12-04

Autores

Justino, Otávio Henrique dos Reis [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The constant evaluation of the performance trend in the companies has become essential to identify the processes implemented that will become routine, as well to make out the necessary modifications in the current processes. This work presents an application of the PDCA Cycle (Plan, Do, Check and Act) for the On-Time Delivery continuous improvement in a consumer goods multinational company. The general objective of this work was the quantitative evaluation of the continuous improvement provided by the implementation of the PDCA Cycle in the Outbound Logistics of the company in question, adopting as reference the key performance indicator (KPI) known as On-Time Delivery Rate. The root causes mapping of the delays in the shipments and their impact on the performance of the studied company was elaborated in a structured document with the registration of all the steps of the employed method. As result of the mapping done, it was possible to prioritize the causes to be treated, as well to define corrective actions
A avaliação constante da evolução do desempenho nas empresas se torna essencial para a identificação de processos implementados que se tornarão rotina, bem como para identificar modificações necessárias nos processos atuais. Este trabalho apresenta uma aplicação do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) para a melhoria contínua da eficiência de entregas em uma empresa multinacional de bens de consumo. O objetivo geral deste trabalho foi a avaliação quantitativa da melhoria contínua propiciada pela implementação do Ciclo PDCA na Logística de Distribuição (Outbound Logistics) da empresa em questão, adotando como referência o indicador chave de desempenho conhecido por Taxa de Entrega na Data Correta (On- Time Delivery Rate). Foi elaborado o mapeamento das causas raízes dos atrasos nas entregas e seu impacto no desempenho da empresa estudada, além da estruturação de um documento com o registro de todas as etapas do método empregado. Como resultados do mapeamento feito, foi possível priorizar as causas a serem tratadas, bem como definir as ações corretivas

Descrição

Palavras-chave

Logística empresarial, Distribuição fisica de bens - Administração, Controle de qualidade, Business logistics

Como citar

JUSTINO, Otávio Henrique dos Reis. Melhoria contínua da eficiência de entregas: aplicação do ciclo PDCA em uma empresa multinacional de bens de consumo. 2017. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produução Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.