Encontros do bioma cerrado no ensino fundamental I

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Data

2021-04-19

Autores

Campagner, Fernanda [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Projetos de Extensão Universitária fundamentados em metodologia participativa são relevantes no desenvolvimento da educação, valorização e conscientização ambiental, auxiliando na formação de sujeitos aptos para a preservação do meio ambiente, pois incita os sujeitos envolvidos a uma visão crítica, emancipatória e transformadora, além de serem utilizados como uma nova maneira de ensinar pensando em educação ambiental (EA), que é essencialmente interdisciplinar e transdisciplinar, contribuindo, para o processo de formação do indivíduo. A ampla distribuição do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, com grande diversidade biológica, demanda ações que despertem a preocupação para a EA. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é apresentar os resultados referentes a um projeto de Extensão Universitária em EA, a partir de ações em Metodologia Participativa e vivências práticas com crianças de 6 a 12 anos de idade, do 1° ao 5° ano realizado na escola Municipal Professora Leonor Bicudo Vizenzzotto, em tempo integral, Botucatu-SP, valorizando o bioma Cerrado presente no município, com ênfase na fauna local a partir do cotidiano das crianças e da comunidade escolar. Foram produzidos materiais impressos, confeccionados pelas crianças, podendo servir de apoio e consulta para o desenvolvimento contínuo de projetos. Constatou-se que os resultados proporcionaram alto impacto no interesse, criatividade e iniciativa por parte dos alunos, auxiliando na percepção sobre o ambiente em que vivem e também na conscientização de que pertencem e são sujeitos ativos no bioma Cerrado.
University Extension or outreach projects, based on participative methodology, could be of relevant value in the development of environmental education, encouraging appreciation and awareness, while assisting the formation of trained individuals, able to preserve the environment. It encourages the subjects involved to a critical, emancipatory, and thinking view, that opens mind and are useful on the development of a new form of Environmental Education, which is essentially interdisciplinary and transdisciplinary, contributing to subject formation process. The wide Brazilian Savannah distribution, second largest Brazilian biome, with a large biodiversity, needs actions that awakens concern for the environmental challenge. The objective of this study is to present the results of an carrying out Extension Project in Environmental Education, through Participative Methodology and practical activities with children from 6 to 12 years old, from 1st to 5th grade accomplished in Municipal school Professora Leonor Bicudo Vizenzzotto, a full- time school, Botucatu-SP, valui ng the Brazilian Savannah of the municipality, emphasising local wildlife from the children and community daily lives. Printed materials were produced, made by the children, that could be used as a support and consultation for the continuous projects’ development. It was found that the results had a high impact on the children´s interest, helping and collaborating in the perception about the environment which they live and in the awareness that they belong and are active subjects in the Brazilian Savannah biome.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Cerrado, Extensão universitária, Ensino fundamental, Metodologia participativa, Environmental education, Brazilian Savannah, University extension, Elementary school, Participative methodology

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