A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-10-5

Autores

Dias, Néryla Vayne Alves
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.

Resumo

This study refers to bibliographic research, which aimed to identify the orientation in master's and doctoral studies in the field of physics teacher education available in the Digital Library of Theses and Dissertations within the 2012-2017 period. The corpus of analysis consisted of abstracts, with the search conducted for the keywords physics teaching and teacher education, and the theoretical framework was Bakhtinian discourse analysis. Our results indicate that research on physics teacher education prioritizes investigations on initial education. In the field of continuing education, they represent occasional initiatives. We note that researchers address the teacher-interlocutor with authoritarian and prescriptive speeches, pointing at how the work should be done by the latter. However, partnerships for working on reflections about possibilities to overcome particular challenges remain modest.
Este estudo refere-se a uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo identificar os direcionamentos das pesquisas em nível de mestrado e doutorado no campo da formação de professores de física, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2012 a 2017. O corpus de análise se constituiu dos resumos, com busca realizada a partir das palavras-chave ensino de física e formação de professores, tendo como aporte teórico a análise do discurso bakhtiniana. Nossos resultados indicam que as pesquisas vinculadas à formação do professor de física priorizam investigações na formação inicial. No campo da formação continuada mostram-se, prioritariamente, como iniciativas pontuais. Notamos que os pesquisadores se dirigirem ao interlocutor professor a partir de falas autoritárias e prescritivas, indicando como deve ser feito o seu trabalho. Todavia, as parcerias de trabalho de reflexão das possibilidades de superação dos desafios locais permanecem tímidas.

Descrição

Palavras-chave

Physics teaching, Teacher initial education, Teacher continuing education, Bibliographic research, Ensino de física, Formação inicial do professor, Formação continuada do professor, Pesquisa bibliográfica

Como citar

Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020.