Mães dos jogos: uma história de uma comunidade de aprendizagem a partir de um coletivo de mães na escola

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Data

2021-10-26

Autores

Vidal, Felipe Adolfo

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar a experiência sobre o projeto Mães dos Jogos que tive a oportunidade de vivenciar como aluno entre os anos de 2000 e 2001 em que eu estava nas terceira e quarta séries. Primeiro é feita uma reflexão sobre o tensionamento entre oralidade e escrita e depois é contado através de relatos de entrevistas a história do projeto Mães dos Jogos, desenvolvido na EMEIF Maria da Graça de Souza, Vila Floresta, Santo André, cidade do ABC Paulista, zona metropolitana da cidade de São Paulo. O projeto tinha por objetivo que mães de alunos fabricassem e aplicassem jogos em horário de aula a fim de diminuir as dificuldades dos alunos com os conteúdos das matérias. Durante a pesquisa são levantadas discussões a partir da história contada sobre esse projeto. É discutido o território em que o espaço da escola está inserido e como esse território pode ser uma proposta pedagógica. Também se discute o fazer dos jogos por essas mães na escola e como este fazer influenciou as relações entre mães, professoras e alunos. Avançando a discussão, é abordada as práticas da comunidade de aprendizagem que se formou a partir desse coletivo de mães na escola. Por fim é feita uma análise sobre a gestão da escola e os caminhos que viabilizaram as ações do projeto Mães dos Jogos e os fazeres artísticos na EMEIF Maria da Graça de Souza.
Este trabajo tiene como objetivo analizar la experiencia sobre el proyecto Madres de los juegos que tuve la oportunidad de experimentar como alumna entre los años 2000 y 2001 en los que estuve en tercer y cuarto grado. Primero, se hace una reflexión sobre la tensión entre oralidad y escritura y luego se cuenta a través de reportajes de entrevistas la historia del proyecto Mães dos Jogos, desarrollado en EMEIF Maria da Graça de Souza, Vila Floresta, Santo André, ciudad de ABC Paulista, área metropolitana de la ciudad de São Paulo. El proyecto tenía como objetivo que las madres de los alumnos fabrican y aplicaran juegos durante las horas de clase con el fin de reducir las dificultades de los alumnos con los contenidos de las asignaturas. Durante la investigación se plantean discusiones a partir de la historia contada sobre este proyecto. Se discute el territorio en el que se inserta el espacio escolar y cómo este territorio puede ser una propuesta pedagógica. También se discute la realización de los juegos por parte de estas madres en la escuela y cómo esto influyó ...

Descrição

Palavras-chave

Comunidade de aprendizagem, Território e escola, Jogos na escola

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