Risks Dungeon: jogo educativo para o ensino de gerenciamento de riscos de um projeto de software

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Data

2022-01-21

Autores

Leoncini, Gianlucca Assunção

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo cujo objetivo geral visa o ensino de gerenciamento de riscos. Especificamente seus objetivos consistem em chamar a atenção para a disciplina em tela, bem como dos alunos para a disciplina, promovendo maior integração entre os aspectos - ludismo, mecânicas de jogo e conteúdo disciplinar. Para tanto, foram pesquisadas as vantagens de se utilizar de meios lúdicos na educação em geral e do uso de jogos educacionais no ensino superior, onde se situa o público alvo, além de metodologias para desenvolver esse tipo de jogo. Também foram pesquisados jogos educativos sobre gerenciamento de riscos, sucessos e falhas obtidos nesses jogos e técnicas usadas. Tomando como base o jogo eRiskGame, um dos trabalhos pesquisados, foram utilizados agentes inteligentes e sistemas fuzzy para complementar sistemas do jogo. O planejamento do jogo foi realizado utilizando a metodologia ENgAGED, que fornece diretrizes específicas para o desenvolvimento de jogos educativos, seguindo seus passos até a elaboração do game design document (GDD). O jogo foi desenvolvido utilizando a game engine Unity e após sua implementação, foi disponibilizado para teste e avaliação, seguindo o modelo MEEGA+, um modelo para avaliação de jogos educativos amplamente usado. O jogo implementou uma combinação de jogabilidade com métodos e modelos de gerenciamento de riscos e de projetos, como a matriz de probabilidade/consequência e os modelos incrementais e SCRUM. Embora não tenha sido possível alcançar um número de avaliações satisfatório para chegar-se a uma conclusão sobre o desempenho do jogo, os resultados preliminares indicam que o conteúdo e interface são promissores e há bastante espaço para melhoria e diversificação de conteúdo disciplinar.
This work presents the development of an educational game whose general objective is to teach risk management. Specifically, its objectives are to draw attention to the subject on screen, as well as students' attention to the subject, promoting greater integration between aspects - ludism, game mechanics and disciplinary content. In order to do so, the advantages of using recreational means in education in general and the use of educational games in higher education were researched, where the target audience is located, as well as methodologies to develop this type of game. Educational games on risk management, successes and failures obtained in these games, and techniques used were also researched. Based on the eRiskGame game, one of the researched works, intelligent agents and fuzzy systems were used to complement game systems. Game planning was carried out using the ENgAGED methodology, which provides specific guidelines for the development of educational games, following its steps until the elaboration of the game design document (GDD). The game was developed using the Unity game engine and after its implementation, it was made available for testing and evaluation, following the MEEGA+ model, a widely used model for evaluating educational games. The game implemented a combination of gameplay with risk and project management methods and models, such as the probability/consequence matrix and the incremental and SCRUM models. Although it was not possible to reach a satisfactory number of evaluations to reach a conclusion about the performance of the game, the preliminary results indicate that the content and interface are promising and there is a lot of room for improvement and diversification of disciplinary content.

Descrição

Palavras-chave

Jogos educativos, Engenharia de software, Agentes inteligentes (Software), Fuzzy sets, Educational game, Risk management, Game development

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