Estudo de caso sobre sales and operations planning na indústria de celulose

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Data

2019-09-05

Autores

Silva, Lucas Vitorino

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O cenário globalizado atual se mostra cada vez mais competitivo. As empresas nesse ambiente precisam de ferramentas que as auxiliam a manter sua rentabilidade. Oplanejamento permite que as empresas determinem seu posicionamento por meio de um conjunto de ações. Estas ações devem ser executadas de acordo com a estratégia desenhada. Desde o nível estratégico até o operacional, o Sales and Operations Planning se apresenta como uma ferramenta que possibilita a integração vertical entre diferentes níveis, garantindo que a execução do planejamento aconteça de acordo com a estratégia da companhia. Teoricamente, o S&OP é indispensável para qualquer organização. Este trabalho visa comprovar esta afirmação na prática. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram reunidas as características descritas na literatura e por meio de um estudo de caso foi observado o seu funcionamento em uma indústria de grande porte. O resultado obtido por meio dessa comparação consiste em uma série de similaridades e divergências entre funcionamentodescrito na teoria e o realmente exercido na indústria em temas como: objetivos, papéis e responsabilidades, horizonte de planejamento, time fences, sistemas de informação, famílias e produtos, indicadores de performance. A empresa analisada possui uma área de Sales and Operations Planning com viés operacional em contraste com estratégico/tático proposto na teoria.
The current globalized scenario is becoming increasingly competitive. Companies in this environment need tools that help them maintain their profitability. Planning allows companies to determine their positioning through a set of actions. These actions must be performed according to the strategy designed. From the strategic to the operational level, Sales and Operations Planning presents itself as a tool that enables vertical integration between different levels, ensuring that planning execution happens according to the company's strategy. Theoretically, S&OP is indispensable for any organization. This paper aims to prove this statement in practice. Through a literature review, the characteristics described in the literature were gathered and through a case study it was observed its operation in a large industry. The result obtained through this comparison consists of a series of similarities and divergences between the operation described in the theory and the one actually exercised inthe industry on such topics as: objectives, roles and responsibilities, planning horizon, time fences, information systems, families and products, performance indicators. The analyzed company has a Sales and Operations Planning area with operational bias in contrast to the strategic/ tactical proposed in the theory.

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Palavras-chave

Planejamento, Planejamento de produção, Planejamento de vendas, Planning, Production planning, Sales planning, Planejamento da produção, Planejamento estratégico, Vendas - Administração

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