A contribuição da Filosofia no processo de emancipação do estudante do século XXI

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-10-20

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação pretende contribuir para que o ensino de filosofia no Ensino Médio, possa se solidificar enquanto componente curricular e, sobretudo, promover a formação de sujeitos emancipados, capazes de intervir de maneira crítica na sociedade em que vivem. Entretanto, não se pretende oferecer uma resposta definitiva para a questão do ensino de filosofia, mas tão somente, oferecer uma possibilidade, dentre outras, de vislumbrar práticas docentes em filosofia capazes de atender satisfatoriamente aos desafios impostos pela sociedade do século XXI. Dessa forma, objetiva-se propor uma produção acadêmica atrelada à proposta de um objeto de aprendizagem (plataforma digital) para a prática na sala de aula, pois as tecnologias podem ser grandes aliadas no fazer pedagógico. Como objetivos específicos, procurou-se promover discussões a respeito da importância e contribuições da disciplina de filosofia no processo de emancipação dos estudantes e promover reflexões a respeito da importância da tecnologia como uma grande aliada para o desenvolvimento da aprendizagem. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa como a utilização de três procedimentos: a) levantamento bibliográfico; (b) aplicação de questionário; e (c) apresentação e discussão dos doados coletados. Através do levantamento bibliográfico, são apresentados alguns referenciais teóricos que sinalizam as escolhas das perspectivas filosóficas adotadas para se pensar nas contribuições que o ensino de filosofia pode oferecer à formação dos estudantes do século XXI. Por meio da aplicação de questionário a um grupo de professores que lecionam a disciplina de filosofia na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, realizou-se a coleta dos dados, que em seguida, são apresentados e discutidos. Em seguida, é apresentado o objeto de aprendizagem “Jogando com a Filosofia” que se trata de uma plataforma digital que possibilita a elaboração de olimpíadas de filosofia com o objetivo de ampliar o repertório filosófico dos estudantes. Por fim, são apresentadas as considerações finais, que apontam aspectos favoráveis para a implementação de práticas docentes inovadoras no ensino de filosofia, a partir do uso das tecnologias de comunicação e informação.
This dissertation, in general, intends to contribute to the teaching of philosophy in high school so that it can be solidified as a curricular component and, mainly, promote the formation of emancipated subjects, capable of critically intervening in the society in which they live. However, it is not intended to offer a definitive answer to the question of the philosophy teaching, but only a possibility, among others, to envision philosophy- teaching practices capable of satisfactorily meeting the challenges imposed by society in the 21st century. In this way, the objective is, more specifically, to propose an academic production linked to the proposal of a learning object (digital platform) for practice in the classroom, as new technologies can be great allies in pedagogical practice. As specific objectives, we sought to promote discussions about the importance and contributions of the discipline of philosophy in the process of emancipation of students and promote reflections on the importance of technology as a great ally for the development of learning. Therefore, the research was carried out from a qualitative approach using three procedures: a) bibliographic survey; (b) application of a questionnaire; and (c) presentation and discussion of the collected data. Through the bibliographic survey, some theoretical references are presented and they indicate the choices of philosophical perspectives adopted to think about the contributions that the teaching of philosophy can offer to the formation of young people in the 21st century. Through the application of a questionnaire to a group of teachers who teach the discipline of philosophy in the State Education Network of São Paulo, the data were collected, and then they are presented and discussed. Therefore, the learning object “Jogando com a Filosofia” is presented, which is a digital platform that allows the elaboration of philosophy olympics with the goal of expanding the philosophical repertoire of the students. Lastly, the final considerations are presented and they point out favorable aspects for the implementation of innovative teaching practices in the philosophy teaching, based on the use of new technologies.

Descrição

Palavras-chave

Emancipação dos estudantes, Ensino de Filosofia, Tecnologias de comunicação e informação, Olimpíadas de Filosofia, Práticas docentes, Communication and information technologies, Emancipation of young people, Philosophy teaching, Philosophy Olympiads, Teaching practices

Como citar